Antes da estreia, “O Regresso” e “Os Oito Odiados” vazam na internet

Publicidade

0

Dois dos filmes mais esperados da temporada de premiações vazaram na internet antes de suas estreias oficiais. Curiosamente, ambos são westerns: “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino, e “O Regresso”, de Alejandro González Iñárritu. As cópias já estão circulando nos sites de torrent e arquivos piratas, e provém de screeners (DVDs enviados para avaliação da crítica e/ou eleitores de prêmios). O responsável pelo vazamento de “Os Oito Odiados” ainda tripudiou, em mensagem nos fóruns piratas, dizendo ter mais 39 screeners para distribuir.

“Os Oito Odiados”, por sinal, enfrentou vazamentos desde sua concepção, quando a primeira versão do roteiro foi parar na internet e quase fez o diretor desistir de sua filmagem.

Além de afetar as bilheterias, as cópias de qualidade inferior prejudicam a própria percepção dos filmes, que foram feitos para telas grandiosas e projeção em alta resolução. Tarantino, inclusive, preparou uma versão especial para exibição em 70mm. Por sua vez, o filme estrelado por Leonardo DiCaprio pode resultar numa premiação inédita para o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, que é favorito ao Oscar da categoria. Caso vença, será o primeiro a conseguir a façanha em três filmes consecutivos.

As estreias dos dois filmes estão marcadas para 25 de dezembro nos EUA, em lançamento limitado para viabilizar suas condições de candidatos ao Oscar 2016. Ambos terão o circuito ampliado a partir de janeiro. No Brasil, “Os Oito Odiados” estreia em 7 de janeiro e “O Regresso” no dia 21 do mesmo mês.

O vazamento em massa criou caos entre os estúdios de Hollywood, e uma investigação criminal já começou nos EUA para bloquear que mais filmes vazem.

Segundo a Variety, ‘O Regresso‘ já foi baixado mais de 800 mil vezes, enquanto ‘Os Oito Odiados‘ tem quase 500 mil downloads ilegais em apenas dois dias.

Vale lembrar que esses vazamentos prejudicam as bilheterias dos filmes.

Compartilhar