Conheça a sala de cinema que estimula os cinco sentidos

Publicidade

0

O público britânico acaba de experimentar uma nova tecnologia cinematográfica imersiva capaz de estimular os cinco sentidos. O sistema chama-se 4DX e combina cadeiras em movimento, cheiros e efeitos especiais. A tecnologia foi desenvolvida na Coreia do Sul, lançada em 30 países e encontra-se atualmente em funcionar em 150 salas de cinema no mundo. Confira abaixo, uma matéria especial feita pela EuroNews:

SALA 4DX

O 4DX é a sigla para 4D ‘X’perience (Experiência 4D). Ou seja, esta sala proporciona um ambiente com sensações além do 3D. Para isso, a sala e as poltronas são especialmente desenvolvidas para gerar uma série de estímulos nos espectadores.

Em uma cena de ação, por exemplo, a cadeira vibra, se inclina e balança de um lado para o outro. Já em uma cena de tempestade em alto mar, ventiladores no teto da sala sopram fortes ventos, dispositivos estrategicamente posicionados borrifam água e luzes estroboscópicas piscam simulando relâmpagos. Se o protagonista está em uma floresta escura, é possível sentir os cheiros e ver a névoa ao seu redor. Tudo isso em perfeita sincronia com o filme na grande tela.

Com a tecnologia 4K, que tem 3840 x 2160 pixels, as imagens da sala apresentam ótima definição. Além disso, o 4K permite que as telas sejam maiores, sem que a qualidade seja comprometida. Tudo em 3D, é claro. Para atingir tamanha qualidade, é necessário projetores ultra modernos, bem como películas com tamanho diferente do habitual.

O som é um espetáculo à parte. Assim como as imagens, a qualidade desse sistema proporciona ao usuário alta fidelidade sonora, com caixas acústicas que atingem cerca de 13 mil Watts de potência. Nas poltronas existem pequenos alto falantes ao lado dos ouvidos do espectador que, em determinados momentos do filme, emitem sons específicos, tornando a ambientação ainda mais realista.

Com informações do TechTudo*

Compartilhar