Em Foco: Filmes e documentários para passar o carnaval debaixo das cobertas

Publicidade

0

O carnaval já começou e muita gente já está se programando para sair em blocos, andar pelas ruas pulando, bebendo e se fantasiando. Mas, se você é daqueles que fogem de multidões – ou, assim como eu, a crise te pegou esse ano -, nada melhor que o conforto de seu lar, debaixo dos lençóis, com uma panela de brigadeiro e o controle remoto ao lado.

Pensando nisso e já me programando para essas noites de ócio, separei uma lista de filmes e documentários dos mais variados gostos. A dica é já preparar o brigadeiro e a pipoca e se jogar na TV.

Os Sonhadores

Embora seja um filme de 2003, só o conheci recentemente e de longe já se tornou um dos meus preferidos. A história é baseada no romance de Gilbert Adair chamado “Os Inocentes Sagrados”, foi o próprio Adair quem criou o roteiro para as telonas. Os Sonhadores é um filme poético, erótico e artístico, com diálogos muito bem construídos que nos fazem repensar. Sem contar que no elenco tem nada menos que Eva Green no auge de uma beleza estonteante e uma trilha sonora composta por Janis Joplin, Bob Dylan, Hendrix e outros. No link acima você pode assistir ao filme legendado.

Amy

Indicado ao Oscar no ano passado na categoria de Melhor Documentário, Amy reúne entrevistas, trechos de shows e vídeos raros da cantora Amy Winehouse, falecida em 2011. O documentário mostra cenas de Amy desde os seus 15 anos, quando já chamava atenção pela sua voz potente e pelo seu jeito ora brincalhão, ora inocente. É possível, ainda, ver a transformação que a mesma passa, alcançando sucesso e se tornando ícone de uma geração. Confesso que não consegui me segurar quando o assisti pela primeira vez e lágrimas escaparam em algumas cenas. Ainda assim, é uma história que eu frequentemente recomendo aos meus amigos, até aos que não são fãs ou mal conhecem a estrela Amy Winehouse. É possível encontrá-lo na Netflix.

What Happened, Miss Simone?

Documentário original da Netflix, What Happened, Miss Simone? mostra a história e o sucesso da grande Nina Simone. Com duração de 1h42 minutos, o documentário contém cenas raras da artista e suas performances. Mostra também sua personalidade inquieta e a luta contra o racismo.

Papa Hemingway: Uma História Verdadeira

“Durante a Revolução Cubana, um jornalista vai a Havana entrevistar Ernest Hemingway, o escritor e aventureiro que o inspirou.” A sinopse já nos dá um gostinho do que nos espera ao assistir Papa Hemingway: Uma História Verdadeira. Aos amantes da literatura é um filme indispensável, contendo histórias reais da vida de Hemingway, sua estadia em Cuba durante a revolução, suas relações amorosas, a grande amizade com o jornalista Denne Bart e também a depressão que o levou a cometer suicídio. Encontre o longa na Netflix e desfrute de 1h49 de cultura e saber.

Versos de Um Crime

Quem conhece a Geração Beat certamente já ouviu falar em Allen Ginsberg, poeta americano e um dos percursores do movimento que contava ainda com escritores como Jack Kerouac e William S. Burroughs. Estrelado por Daniel Radcliffe, Versos de Um Crime contra a história de Allen a partir do momento em que ele entra na faculdade, local onde conhece seus parceiros da futura Geração Beat. O longa concentra-se no dia a dia dos jovens, mostrando uma geração pós-guerra cheia de anseios e dispostos a fazerem a diferença. O ponto crucial da história é um assassinato que ocorreu longo no primeiro período. Um enredo cheio de arte, intelecto, cultura e aspiração à liberdade, o que você está esperando para dar play na Netflix?

A 13ª Emenda

Um documentário foda! Não existe outra palavra para descrever. A 13ª Emenda discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos, revelando como o sistema penitenciário dos EUA infinda a escravidão. Formalmente, claro, a escravidão foi abolida há mais de 150 anos por lá. Porém esse documentário nos traz uma visão concreta de como o sistema prisional ainda tem vínculo com a escravidão. O longa é original da Netflix e tem duração de 1h40min.

The People Under The Stairs

Aos fãs de um bom suspense e horror, indico The People Under the Stairs, um filme dos anos 90 que foi totalmente restaurado digitalmente e atualmente é possível encontrar no catálogo da Netflix. A direção e roteiro é do Wes Craven, mesmo diretor de “Panico” e “A Hora do Pesadelo”.

Os Infratores

Os Infratores conta a história de três irmãos que, durante a Lei Seca nos Estados Unidos, produzem e vendem bebida ilegalmente. Apesar de ser um negócio relativamente pequeno e de família, chama atenção de um recém policial chegado à cidade de Chicago. Os irmãos Bondurant são os famosos “fora da lei” que todo mundo ama e torce. Os pontos alto da trama são as ótimas atuações de Tom Hardy e Shia LaBeouf. O filme conta ainda com uma dosagem de charme, principalmente nas cenas com a belíssima Jessica Chastain, onde sua nudez é explorada pouco a pouco, de forma mais artística possível. Para quem quiser, no link acima é possível assistir ao mesmo dublado, outra opção é ver pela Netflix. Independente da plataforma, bom filme!

About Time

Leve, encantador e apaixonante. Eu não sou fã de comédias românticas, mas a sinopse desse filme me chamou atenção por dias até que decidi dar uma chance e assisti-lo. Só me arrependo arduamente de não o ter feito antes. About Time (Questão de Tempo, em tradução), é um romance inteligente e totalmente autêntico, nada como os filmes clichês que vemos sempre por aí. Hoje é, certamente, o filme que eu mais revi e, de quebra, já o reservei para esse carnaval. As ótimas pitadas de humor somado as excelentes atuações de Domhnall Glesson e Rachel McAdams torna tudo ainda mais gostoso de assistir. E ah, a trilha sonora conta com The Killers, The Cure, Amy Winehouse e outros grandes artistas. Impecável, tal qual o filme.

Compartilhar