Pequenas Empresas e Grandes Negócios 17/09/2017 – a ligação entre empreendedorismo e alimentação saudável

Publicidade

0

No Pequenas Empresas e Grandes Negócios deste domingo, dia 17/09, a ligação entre empreendedorismo e alimentação saudável.

No Brasil, onde mais de 50% das crianças sofrem com sobrepeso ou obesidade, o empreendedorismo que incentiva a alimentação adequada é um sucesso. É o que mostra o ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’ deste domingo, dia 17. A reportagem vai até o Rio de Janeiro para conhecer uma startup que criou o “cartão cantina”, serviço pré-pago que funciona como um vale refeição para mais de 100 escolas, em nove estados.

O aluno realiza a compra em um terminal, escolhe o que quer e pega a notinha para ir até a cantina. O sistema permite que os pais controlem o que é consumido e fiquem atentos caso a criança tenha alguma restrição alimentar. Com o faturamento de 3% sobre as vendas, a startup pretende implantar o serviço em mais 200 escolas até fevereiro do ano que vem.

Foi também pensando em uma alimentação saudável que Gustavo Henrique entrou no mercado de doces veganos. O estudante de Goiás enviou um vídeo ao ‘PEGN’ contando que, durante o ensino médio, esteve envolvido em diversas pesquisas científicas para buscar um produto que fosse nutritivo e agradável ao paladar infantil.

Seus doces não contêm qualquer ingrediente animal e já conquistaram 500 clientes na Região Metropolitana de Goiás, incluindo empórios de alimentação saudável. Seu maior sucesso é o brigadeiro vegano cremoso, que custa R$7.

Do centro-oeste ao sul do país, o ‘PEGN’ também conhece uma empresa de Curitiba que desenvolveu, juntamente com a Prefeitura, um sensor de semáforos para pedestres com mobilidade reduzida. O sistema permite aumentar, com o toque de um cartão, o tempo do sinal vermelho de 12 para 18 segundos. Já foram instalados 150 sensores em 39 cruzamentos da cidade, e a ideia se prepara para ganhar outros municípios do Brasil.

O programa vai ao ar logo após mais uma edição do “Globo Comunidade”, começando a partir das 07h00, na Rede Globo.

Compartilhar
Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.