Se estivesse vivo, Elvis Presley, o Rei do Rock, completaria 80 anos nesta quinta-feira (8)

Publicidade

0

Considerado mundialmente como o Rei do Rock, Elvis Aaron Presley faria 80 anos nesta quinta-feira, 08 de janeiro. Elvis foi um dos ícones do século XX e pioneiro do movimento musical e cultural que ficou denominado como rock n’ roll. Presley nasceu em East Tupelo, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, em 1935. Ainda hoje, o músico chamado de “Rei do Rock” acumula fãs ao redor do mundo e é uma inspiração para vários artistas, com uma legião de pessoas que fazem covers em sua homenagem, devido à forma característica que o músico costumava se vestir e se apresentar.

Para comemorar esta data uma comemoração de vários dias está acontecendo em Memphis, Tennessee, em sua antiga mansão Graceland. A festa inclui bolo de aniversário, exibição de filmes e um leilão de objetos como a primeira carteira de motorista do astro e o primeiro disco em acetato. Centenas de fãs celebraram os 80 anos do Rei do Rock, Elvis Presley, em Memphis, no Estado americano do Tennessee, ao lado da família do ídolo. Os admiradores do cantor saudaram a ex-mulher de Elvis, Priscilla, e sua filha, Lisa Marie, enquanto cortavam o bolo de oito andares, congelado devido aos 9 graus negativos registrados durante a cerimônia. Os fãs puderam comer um pedaço do bolo em um restaurante em frente a Graceland, a residência de Elvis, que se tornou um santuário dedicado à vida, à obra e ao rico legado musical do cantor.

Mesmo tenha morrido no ano de 1977, Elvis Presley permanece um ícone mundial e também é um dos artistas mais vendidos de todos os tempos, ele é ainda hoje, um dos recordistas de venda de discos em todo o mundo; mesmo tendo vivido apenas 42 anos. Ao lado do grupo de rock britânico The Beatles, ele sustenta o título de artista com mais de 500 milhões de álbuns vendidos. Seu repertório tem músicas animadas, como “Jailhouse rock”, “Blue Suede Shoes” e “A little less conversation”, e baladas românticas como “Love me tender”, “Always on my mind” e “Suspicious minds”.

+”A morte não é um obstáculo para o sucesso”, conheça os “mortos ricos”

Presley nasceu na pobreza em Tupelo, Mississipi, em 1935, e mudou-se com seus pais para Memphis adolescente, absorvendo ali a mistura de blues, rhythm and blues e gospel afro-americano a partir da qual a música rock emergiu. Sua influência foi citada por outros grandes astros do pop, desde Os Beatles a Justin Timberlake.

Blue Suede Shoes foi um dos grandes sucessos cantados por Elvis Presley:

Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX. No Brasil, Elvis influenciou vários rockeiros como o “Pai do Rock Brasileiro”, Raul Seixas.

Can’t Help Falling In Love:

Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Entre seus sucessos musicais podemos destacar “Blue Suede Shoes”, “Hound Dog”, “Don’t Be Cruel”, “Love me Tender”, “All Shook up”, “Teddy Bear”, “Jailhouse Rock”, “It’s Now Or Never”, “Can´t Help Falling In Love”, “Surrender”, “Crying In The Chapel”, “Mystery Train”, “In The Ghetto”, “Suspicious Minds”, “Don’t Cry Daddy”, “The Wonder Of You”, “An American Trilogy”, “Burning Love”, “My Way”, “My Boy” e “Moody Blue”. Na Europa, canções como “Wooden Heart”, “You Don’t Have To Say You Love Me”, “My Boy” e “Moody Blue” fizeram sucesso. Particulamente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções “Kiss Me Quick”, “Bossa Nova Baby”, “It’s Now or Never” e “Bridge Over Troubled Water”. Após sua morte, novos sucessos advieram, como “Way Down” (logo após seu falecimento), “Always On My Mind”, “Guitar Man”, “A Little Less Conversation” e “Rubberneckin”. Trinta e oito anos após sua morte, Presley ainda é o artista de maior sucesso comercial e com maior número de “hits” nas paradas mundiais, sendo ainda o recordista em vendas de discos, com mais de 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo.

Jailhouse Rock:

Hound Dog:

Suspicious Mind:

Always On My Mind:

In The Ghetto:

Compartilhar