‘Smells like Teen Spirit’ é a canção mais emblemática de todos os tempos, diz estudo

Publicidade

0

A canção tornou-se um hino para adolescentes angustiados em todo o mundo e foi o maior hit da banda de rock Nirvana durante sua curta carreira. Agora Smells Like Teen Spirit foi nomeada como a canção mais emblemática de todos os tempos.

O cientista da computação e músico Dr Mick Grierson, de Goldsmiths, University of London, analisou 50 das maiores canções para ver quais eram as características entre elas. Seu trabalho foi então utilizado para produzir uma lista das 50 melhores canções icônicas já criadas.

Dr Grierson examinou listas das “melhores canções de todos os tempos” produzidas pelas principais revistas de música, incluindo Rolling Stone, VH-1, NME e revista Q. Ele então usou um software de análise para examinar o que torna essas faixas icônicas, incluindo a sua nota, o número de batimentos por minuto, variedade de acordes, conteúdo lírico, variedade tímbrica e variação sonora.

Isso lhe permitiu calcular que as canções que melhor exploram esse “coquetel” icônico, como a música “One”, do U2, e “Imagine”, de John Lennon, chegaram bem próximas da canção do Nirvana. Dr Grierson disse: “Nós olhamos para uma série de medidas para cada canção e comparamos para ver se havia semelhanças nessas gravações que ocorrem menos em outras músicas. Nós encontramos que a coisa mais significativa que essas canções têm em comum é que a maioria delas usam o som de uma forma muito variada e dinâmica, quando comparadas a outros registros. Isso faz com que o som do disco fique emocionante, prendendo a atenção de ouvintes”.

Dr Grierson foi contratado para realizar o trabalho pela fabricante de automóveis Fiat que queria identificar uma música que eles poderiam usar para promover o Fiat 500. A cantora e compositora Ella Eyre foi, então, encarregada de remasterizar a música para um comercial de TV para o lançamento do novo modelo do carro.

Ao analisar as 50 músicas que mais frequentemente apareciam nas listas, o Dr. Grierson descobriu que quase 80% usavam uma nota principal e uma proporção similar estavam nas notas de A, E, C ou G. Ele também descobriu que o tempo médio foi de 125BPM, com cerca de 40% sendo em torno de 120bpm.

Dr Grierson disse que a maioria das músicas tinha cerca de 500 batidas em toda a canção, mas havia alguns que se destacaram como Stairway to Heaven do Led Zeppelin, que tem mais do que o dobro desse número.

Confira a lista completa das 50 canções mais emblemáticas de todos os tempos:

A lista completa das canções mais icônicas de todos os tempos
A lista completa das canções mais icônicas de todos os tempos
Compartilhar