Star Wars: Skeleton Crew começou como filme, revela criador
Jon Watts, co-criador de Star Wars: Skeleton Crew, revelou que inicialmente idealizou a série como um filme. Ele discutiu a ideia com a Lucasfilm após o lançamento de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), mas seus compromissos com a Marvel Studios – Watts dirigiu mais dois filmes do Homem-Aranha – impediram o desenvolvimento de Skeleton Crew.
Com o lançamento do serviço de streaming Disney+, Watts e Christopher Ford encontraram uma nova forma de adaptar seu conceito. “Com o tempo, Jon Favreau fez The Mandalorian e o Disney+ surgiu, então ele evoluiu, enquanto os filmes do Homem-Aranha estavam sendo feitos, em um show, e isso nos deu mais tempo para explorar a galáxia e entrar nesse mundo de pirataria e nos divertir um pouco mais”, disse Watts à TVLine. “E assim que terminei o terceiro filme do Homem-Aranha [Homem-Aranha: Sem Volta para Casa], finalmente pudemos começar a trabalhar nisso.”
Skeleton Crew não é o único projeto de Star Wars a se beneficiar do advento do Disney+. Obi-Wan Kenobi seguiu um caminho semelhante, começando seu desenvolvimento como um filme derivado antes de ser adaptado para uma minissérie de televisão. Até mesmo o aclamado Andor não teria acontecido sem o serviço de streaming. A Lucasfilm inicialmente rejeitou a proposta de Tony Gilroy para a série antes que o streaming a tornasse viável.
Embora Skeleton Crew tenha sido feita para a TV e será assistida pela maioria das pessoas em casa, a série também terá exibições limitadas em cinemas. A Disney e a Lucasfilm organizaram exibições teatrais gratuitas especiais para os dois primeiros episódios, coincidindo com sua estreia em 2 de dezembro no Disney+.
Baseado nos comentários de Watts, a premissa básica de Skeleton Crew permaneceu a mesma durante todo o desenvolvimento do projeto. Mudá-lo de um filme para a TV simplesmente permitiu que ele e Ford aprofundassem a ideia, um benefício da narrativa de longa duração. Expandi-lo para oito episódios dá à equipe criativa muito tempo para desenvolver os personagens e sua dinâmica de uma forma que não seria possível em um filme. Skeleton Crew também recrutou uma lista de diretores de primeira linha, com Bryce Dallas Howard, os Daniels, David Lowery e outros se juntando a Watts. Será emocionante ver essas diversas vozes imprimirem sua marca no material.
Skeleton Crew pode nunca ter acontecido sem o Disney+. A proposta inicial de Watts aconteceu antes de Solo: Uma História Star Wars fracassar nas bilheterias, o que fez a Lucasfilm repensar sua estratégia. Embora o estúdio tenha lutado para descobrir o que vem a seguir para os filmes de Star Wars, o streaming se tornou o lar de histórias derivadas que expandem a galáxia muito, muito distante de maneiras fascinantes. Skeleton Crew parece ser uma homenagem divertida aos sucessos de bilheteria da Amblin do passado, então parece que sua jornada de filme para série valeu a pena.