Chris Columbus: O Mestre do Natal no Cinema
Chris Columbus, o diretor e roteirista conhecido por clássicos como a franquia Esqueceram de Mim, possui uma filmografia repleta de filmes natalinos. Como roteirista e diretor, ele se destaca por comédias hilárias e, muitas vezes, voltadas para a família, com um toque de drama. Entre seus trabalhos como diretor estão Uma Babá Quase Perfeita, Senhorita Doubtfire, Madrasta e O Homem Bicentenário, para citar alguns.
Quando se fala em comédias de Natal, a franquia Esqueceram de Mim é um gigante incontestável, principalmente os dois primeiros filmes dirigidos por Chris Columbus, que conquistaram bilheterias milionárias com suas histórias de uma criança esperta derrotando ladrões atrapalhados com armadilhas caseiras cômicas. No entanto, o Natal é um elemento recorrente na filmografia de Columbus, que tem nada menos que nove filmes com temática natalina em seu currículo.
Chris Columbus: Roteirista de Dois Clássicos de Natal
Desde o início de sua carreira na indústria cinematográfica, Columbus mergulhou no subgênero natalino ao escrever o roteiro da comédia de terror de 1984, Gremlins. O filme (apenas o segundo crédito de Columbus como roteirista, após Reckless, lançado no mesmo ano), acompanha as desventuras do jovem Billy Peltzer (Zach Galligan), que comete o erro de não seguir as regras de cuidados com seu novo animal de estimação, um “mogwai”, e acaba liberando uma praga de Gremlins em sua cidade.
Ambientado no meio da temporada de festas, Gremlins se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria de 1984 e continua sendo uma comédia de terror e um clássico de Natal adorado. Como um bônus, o nível surpreendentemente intenso de violência no filme com classificação PG também ajudou a criar a classificação PG-13 naquele ano, com o filme com classificação PG Indiana Jones e o Templo da Perdição causando uma revisão de classificação pelo mesmo motivo.
Além disso, Columbus também escreveu e produziu a comédia de 2004, O Natal dos Kranks. O filme é centrado em Luther e Nora Krank (Tim Allen e Jamie Lee Curtis), que decidem pular as festas de fim de ano e irritam os vizinhos entusiastas do Natal no processo. Não foi um dos filmes natalinos mais bem recebidos de Columbus, mas exemplifica a centralidade do Natal em sua filmografia.
Chris Columbus: Diretor de Vários Filmes de Natal (Incluindo os Dois Primeiros Filmes de Esqueceram de Mim)
Chris Columbus conquistou a sorte grande da temporada de férias ao dirigir Esqueceram de Mim, de 1990, que arrecadou US$ 467 milhões mundialmente com um orçamento de US$ 18 milhões e transformou o jovem Macaulay Culkin em uma megastrela infantil. Chamar Esqueceram de Mim de um clássico de Natal seria um eufemismo. O filme se tornou uma tradição natalina anual em todo o mundo, com cada nova geração acompanhando as aventuras do jovem Kevin McCallister, que é deixado para trás quando sua família viaja para Paris, e elabora armadilhas improvisadas para defender sua casa dos atrapalhados ladrões Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern), também conhecidos como “Os Bandidos Molhados”.
O sucesso de bilheteria de Esqueceram de Mim tornou uma sequência inevitável, e em 1992, isso aconteceu com Columbus retornando para dirigir Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, que levou Kevin McCallister para uma nova aventura na Big Apple, com novas armadilhas para Harry e Marv. Esqueceram de Mim 2 foi outro grande sucesso que também se tornou um clássico sazonal como seu antecessor.
Columbus também ajudou a lançar uma grande franquia cinematográfica de Natal de um tipo diferente ao dirigir os dois primeiros filmes de Harry Potter, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. Embora não sejam tão específicos de Natal quanto os filmes de Esqueceram de Mim, os dois filmes de Harry Potter de Columbus apresentam sequências importantes ambientada no Natal e se situam perto do Natal, ambos sendo lançados durante a temporada de férias de 2001 e 2002, respectivamente.
Chris Columbus: Produtor de Dois Clássicos de Natal
Além de seu papel como roteirista, diretor ou ambos em vários filmes com temática natalina, Chris Columbus também foi produtor em outras duas comédias natalinas. A primeira é o clássico cult de Arnold Schwarzenegger e Sinbad, Um Natal Muito Louco, em que o Howard Langston de Arnie tenta conseguir um presente especial para seu filho para compensar suas frequentes decepções e ausências paternas. O único problema é que Howard espera até a véspera de Natal, e o brinquedo em questão é um boneco de ação do Turbo Man – “o brinquedo de Natal mais vendido de todos os tempos! É óbvio!”, como Howard aprende muito tarde. Um Natal Muito Louco acabou na lista negra de muitos críticos e cinéfilos após seu lançamento em 1996, embora sua reputação tenha gradualmente melhorado desde então.
A trajetória de Chris Columbus nos filmes de Natal também se estende ainda mais com seu papel como roteirista do filme natalino da Netflix de 2018, Crônicas de Natal. No filme, um par de irmãos, Teddy (Judah Pierce) e Kate (Darby Camp), precisam ajudar o Papai Noel de Kurt Russell a encontrar sua rena e chapéu perdidos para completar sua viagem anual de entrega de presentes na véspera de Natal.
Crônicas de Natal se mostrou um sucesso de férias popular na Netflix, e seu sucesso, sem dúvida, desempenhou um papel no retorno de Columbus como co-roteirista, produtor e diretor de Crônicas de Natal 2 em 2020. A sequência viu Kurt Russell e Goldie Hawn reprisando seus respectivos papéis como Papai Noel e a Sra. Claus de Crônicas de Natal, e a sequência trouxe alegria natalina para a temporada de Natal da era da COVID.
No final, está claro que os filmes de Natal estão simplesmente no DNA de Chris Columbus como roteirista e cineasta – e que seu espírito natalino se estende muito além da franquia Esqueceram de Mim.