Homem-Aranha 4: Detalhes da trama revelados por Amy Pascal
Após Tom Holland confirmar que o ainda sem título Homem-Aranha 4 começará a ser filmado no verão de 2025, para lançamento em julho de 2026, a produtora Amy Pascal revelou os primeiros detalhes da trama da sequência de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), da Sony e Marvel Studios. O último filme da trilogia dirigida por Jon Watts terminou com Peter Parker (Tom Holland) pedindo ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para lançar um feitiço que fizesse todos – incluindo sua namorada MJ (Zendaya) e seu melhor amigo Ned (Jacob Batalon) – esquecerem não apenas a identidade secreta do Homem-Aranha, mas a existência de Peter Parker.
Essa era a única maneira de salvar o Universo Cinematográfico Marvel do colapso sob o peso do multiverso, e agora ninguém nesse universo se lembra de Peter Parker. "Temos que lidar com o fato de que ele decidiu desistir de ser Peter Parker e que ele iria se concentrar em ser o Homem-Aranha porque ser Peter Parker era muito difícil", disse Pascal no programa Behind the Lens do Deadline. "Então, é disso que o filme trata."
Os comentários de Pascal sugerem que Homem-Aranha 4 é inspirado em parte por Spider-Man 24/7, uma história em três partes das edições #592-594 de The Amazing Spider-Man. Essas edições ocorreram durante Dark Reign, quando o arqui-inimigo do Homem-Aranha, Norman Osborn, foi nomeado diretor da H.A.M.M.E.R. (anteriormente S.H.I.E.L.D.) e estabeleceu os Vingadores Sombrios na Torre dos Vingadores (agora propriedade de Valentina Allegra de Fontaine, interpretada por Julia Louis-Dreyfus, no filme Thunderbolt da Marvel Studios).
Após tornar sua identidade secreta pública em apoio à Lei de Registro de Super-humanos apoiada pelo Homem de Ferro durante os eventos de Guerra Civil, o Homem-Aranha conseguiu, com a ajuda do Doutor Estranho e Reed Richards do Quarteto Fantástico (o que só seria revelado mais tarde em Spider-Man: One Moment in Time, um arco de quatro partes que inspirou Sem Volta para Casa), colocar o gênio de volta na garrafa. "Eu preciso que o mundo esqueça que sou o Homem-Aranha", disse Peter ao Mago Supremo, que fez com que ninguém – exceto sua ex-esposa, Mary Jane Watson – se lembrasse de sua identidade secreta, incluindo seus companheiros Vingadores e seus amigos próximos do Quarteto Fantástico.
Ao contrário de Sem Volta para Casa, porém, os habitantes do Universo Marvel não esqueceram Peter Parker – eles apenas esqueceram o rosto sob a máscara do Homem-Aranha. Embora as pessoas se lembrassem do Homem-Aranha tirando a máscara, suas memórias nebulosas só conseguiam lembrar o Homem-Aranha sem máscara com o rosto magicamente obscurecido. Isso causou atrito com o amigo de Peter, Johnny Storm, o Tocha Humana, que percebeu que *já* conhecia a verdadeira identidade do Homem-Aranha durante o que deveria ser uma curta viagem à dimensão Macroverso com o Quarteto Fantástico.
O Homem-Aranha explicou que a lavagem cerebral causou um "ponto cego psíquico" para preservar e proteger sua identidade secreta. Somente sendo desmascarado ou se desmascarando para alguém, essa pessoa teria suas memórias voltando. Embora o Homem-Aranha hesitasse em revelar sua identidade secreta até mesmo para seus aliados super-heróis mais confiáveis para limitar o risco, ele finalmente revelou seu rosto para o Quarteto Fantástico em Amazing Spider-Man #591.
Enquanto estavam no Macroverso por apenas algumas horas, dois meses haviam se passado na Terra. O Homem-Aranha voltou para descobrir que seu principal inimigo, J. Jonah Jameson, havia sido eleito prefeito de Nova York e que sua vida pessoal havia desmoronado durante sua ausência. Quando o recém-eleito prefeito Jameson lançou um Esquadrão Anti-Aranha para caçar e perseguir o vigilante escalador de paredes 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Homem-Aranha decidiu dedicar cada momento de sua vida a ser super-herói em vez de ser Peter Parker, chegando a ficar fantasiado por 96 horas seguidas.
De plantão 24 horas por dia, sete dias por semana como o amigável Homem-Aranha da vizinhança, o cabeça de teia enfrentou ataques do Esquadrão Anti-Aranha e um novo Abutre que cospe ácido. Eventualmente, o Homem-Aranha percebeu que sua cruzada 24/7 foi uma resposta a Osborn – o Duende Verde – ser nomeado o homem mais poderoso da América. O Homem-Aranha então assumiu a responsabilidade pela ascensão de Osborn ao poder e fez um voto para acabar com seu Dark Reign.
Holland provocou que Homem-Aranha 4, que será dirigido por Destin Daniel Cretton (diretor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Wonder Man da Marvel), é "maluco" e "um pouco diferente de tudo que já fizemos antes", acrescentando: "Acho que os fãs realmente vão gostar".
"Temos os melhores do ramo trabalhando em qualquer que seja a história. Mas até decifrarmos, temos um legado para proteger", disse Holland. "O terceiro filme foi tão especial de muitas maneiras que precisamos ter certeza de que estamos fazendo a coisa certa."
Ele continuou: "Esta é a primeira vez neste processo em que participei da criação tão cedo. É apenas um processo em que estou assistindo e aprendendo. É apenas uma fase muito divertida para mim… Queremos ter certeza de que não estamos exagerando nas mesmas coisas."
Holland deve aparecer pela primeira vez em Vingadores: Dia do Juízo Final em 1º de maio de 2026, antes que Homem-Aranha 4 chegue aos cinemas em 24 de julho de 2026.