Globo mostra como a TV 3.0 vai transformar o consumo de mídia
Em painel realizado nesta quinta-feira (15), a empresa liderou a discussão sobre o novo modelo que irá integrar a TV aberta definitivamente ao digital.
A Globo revelou nesta quinta-feira (15), durante o Rio Innovation Week, o futuro da televisão com a apresentação da TV 3.0. O painel, conduzido pelo jornalista Marcelo Cosme, explorou como essa nova tecnologia promete revolucionar tanto o mercado quanto a experiência dos consumidores, ao combinar a televisão linear aberta com as funcionalidades digitais, tudo de forma gratuita.
Entre as principais inovações da TV 3.0, destacam-se a entrega de conteúdo personalizado e a publicidade hiper segmentada, além de proporcionar uma experiência de visualização imersiva, com qualidade de imagem e som superiores. A diretora de programação da TV Globo, Leonora Bardini, explicou que “com essa inovação, a televisão aberta linear passa a ter as funcionalidades nativas do digital. A TV 3.0 insere definitivamente a televisão brasileira na economia digital, preservando o alcance e o poder da TV aberta em reunir milhões de espectadores simultaneamente em todo o Brasil”.
Bardini também ressaltou a importância da personalização da experiência do consumidor: “Você tem uma TV mais interativa, uma nova forma de experiência, com o benefício de ter tudo opcional. Nós damos ao consumidor a opção de ter mais opções do que ele tem hoje na TV.”
A TV 3.0 não apenas manterá as características tradicionais da televisão aberta, mas também integrará as vantagens dinâmicas das plataformas digitais. Isso permitirá aos espectadores um controle maior sobre sua experiência de consumo e criará novas oportunidades para anunciantes se conectarem com seu público-alvo de maneira mais personalizada e eficiente.
Segundo Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da Globo, “a partir do login, vamos conhecer mais do público. Saber um pouco mais dos seus gostos, programas preferidos, quanto tempo passa em frente à televisão. Esse acúmulo de informações permite que se entregue uma publicidade mais segmentada, na qual o público cria uma conexão mais profunda com as marcas”.
Fernandes também destacou o potencial da TV 3.0 para expandir a criatividade publicitária: “A TV 3.0 permite o investimento em formatos não intrusivos de publicidade. Quando você consegue levar a presença da marca para além do intervalo comercial, as possibilidades ficam infinitas. Vai haver uma expansão da criatividade porque conteúdos e marcas estarão integrados de forma mais orgânica para que o usuário tenha uma experiência mais fluida de consumo”.
Durante o painel, foi apresentada uma linha do tempo das tecnologias que moldaram o mercado televisivo, desde as transmissões em preto e branco, passando pela introdução do digital e do HD, até a TV 2.5, que já começa a incorporar funcionalidades da TV 3.0 nas transmissões da Globo.
Carolina Duca, gerente de Telecom da Globo, explicou que “essa nova tecnologia junta duas características muito importantes: o broadcast, que permite a transmissão simultânea para muitas pessoas, sem gargalo e sem delay, com o broadband, conhecido por sua especificidade. É uma evolução”. Duca finalizou enfatizando que a TV 3.0 vai além de melhorias na qualidade de áudio e vídeo, ao oferecer uma experiência mais imersiva e estabelecer uma nova relação entre o público e o mercado publicitário.