Austin Butler como Patrick Bateman: Remake de American Psycho ganha destaque
O astro de Duna 2, Austin Butler, foi escalado para interpretar Patrick Bateman no remake de American Psycho, em desenvolvimento pela Lionsgate e Frenesy Films. Rumores circulavam sobre a possibilidade de Butler, Cooper Koch (de Monster), e Jacob Elordi (de Saltburn) assumirem o papel, e parece que Butler acabou sendo o escolhido.
Esta é a primeira grande notícia de elenco para a nova versão de American Psycho. A direção fica a cargo de Luca Guadagnino (Desafio), com roteiro de Scott Z. Burns (Efeitos Colaterais, A Supremacia Bourne), e produção executiva de Sam Pressman, filho do produtor do filme original, Edward Pressman.
Austin Butler tem vivido um momento meteórico nos últimos anos. Após um período de fama moderada na década de 2010, seu grande sucesso veio em 2022 com a indicação ao Oscar por sua atuação em Elvis, de Baz Luhrmann. Desde então, ele acumulou atuações aclamadas em filmes como The Bikriders e séries como Masters of the Air, do Apple TV+.
No entanto, os fãs conhecem Butler principalmente por seu papel irreconhecível como Feyd-Rautha em Duna: Parte Dois, de Denis Villeneuve, onde roubou a cena como o aristocrata guerreiro psicótico e rival de Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet. A performance de Butler como Feyd-Rautha possivelmente demonstrou a escuridão e a intensidade que os produtores buscavam em Patrick Bateman.
As redes sociais já antecipam comparações entre Austin Butler e Christian Bale, o ator que interpretou Bateman no filme original de 2000. A performance de Bale como Bateman, na verdade, o ajudou a conseguir papéis como o Batman em Batman Begins (2005), explorando a ideia de personalidades obscuras por trás de uma fachada polida. Se este remake de American Psycho for um sucesso, quem sabe Butler não repita a história? O novo universo DC de James Gunn ainda precisa de um novo Batman…
Ambas as versões de American Psycho são adaptações do romance de terror satírico de 1991 de Bret Easton Ellis. O livro mergulha na mente de Patrick Bateman, um rico banqueiro de investimentos de Manhattan e assassino em série narcisista e sociopata. Bateman vive o auge da vida durante o boom da Wall Street do final dos anos 1980, com namorada (e amantes, e acompanhantes…), um emprego bem remunerado e acesso direto aos espaços e pessoas mais elitistas da cidade. No entanto, Patrick sente-se perdido no luxo consumista e age de acordo com impulsos primários, tanto sexuais quanto sádicos, sobre vítimas inocentes.
O filme de 2000, dirigido por Mary Harron, foi uma adaptação diferente do livro. Ainda não se sabe como Burns abordará sua “nova adaptação do romance de Ellis”. Luca Guadagnino surpreendeu público e crítica com seu remake de Suspiria, de Dario Argento, e o thriller esportivo e romântico Desafio, estrelado por Zendaya. Este último filme se destacou por seus saltos não lineares no tempo, cortes rápidos de ação esportiva e trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross. Após Desafio, é tão emocionante pensar em Guadagnino atualizando American Psycho para os tempos modernos quanto em sua sátira dos anos 1980 sob uma perspectiva de 2020.
O remake de American Psycho está em desenvolvimento.