Programação da TV Bernardo Vieira

Câmera Record – 25/11/2018: a comovente jornada de brasileiros adultos em busca da alfabetização

Câmera Record – 25/11/2018: a comovente jornada de brasileiros adultos em busca da alfabetização

O Câmera Record deste domingo, 04 de novembro,a comovente jornada de brasileiros adultos em busca da alfabetização.

Encontrar tempo entre a rotina de casa, o trabalho e o convívio em família. Enfrentar críticas e preconceito. Ser humilde e valente para entender que sempre dá para aprender algo novo, não importa em que idade.

Gente como dona Marilda, que aos 57 anos, dá os primeiros passos rumo à alfabetização. “É terrível (não saber ler)”, diz a sétima de dez irmãos que cresceram na roça e não tiveram condição de deixar a enxada de lado para empunhar um lápis.

Na fascinante jornada de letras, Marilda conta com a ajuda de um professor especial, Emanoel, o sobrinho de dez anos. “Tem hora em que ele tira sarro de mim: ‘Ah, tia, a senhora tá chorando?’ e eu falo: ‘É porque está difícil pra tia aprender'”, conta.

Marilda faz parte de um universo de 11,4 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, não sabem ler, nem escrever. Homens e mulheres que passam um sufoco enorme no dia a dia em tarefas simples como ir à feira.

Os repórteres acompanham a rotina de alguns colegas de classe de Marilda e flagram as dificuldades que eles enfrentam por causa do analfabetismo. E se deparam com histórias emocionantes, como a dopeão de obra que mudou de emprego graças a uma redação, do cego que descobriu o amor pela literatura depois de perder a visão e do locutor de rodeio que precisa estudar para conseguir o antigo trabalho de volta.

Tudo isso e muito mais você confere a partir das 23h50, logo após o Domingo Espetacular, na RecordTV.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.