Programação da TV Bernardo Vieira

Como Será? – 28/07/2018: programa destaca a volta às aulas

Como Será? – 28/07/2018: programa destaca a volta às aulas

No Como Será? deste sábado, 28 de julho, programa destaca a volta às aulas.

A volta às aulas é um dos temas em destaque no ‘Como Será?’ deste sábado, dia 28. O programa traz a estreia da nova temporada do quadro ‘Aluno Nota 11’, que apresenta ações transformadoras promovidas por jovens estudantes em casa, na escola ou na comunidade em que vivem. O primeiro episódio conta a história de Thaís Jaimes Lopez e Mariana Victoria Calle Quispe, filhas de bolovianos e alunas da EMEF Infante Dom Henrique, em São Paulo. Elas criaram, em 2017, o projeto “Sí, yo te entiendo”, em que ensinam espanhol e cultura boliviana no contraturno escolar. São as próprias alunas que dão as aulas com o objetivo de integrar brasileiros e estrangeiros.

No ‘Hoje é dia de…’, Alexandre Henderson aborda diferentes aspectos do retorno dos alunos para o segundo semestre do ano letivo. Ele apresenta dois tipos de transporte escolar – o tradicional ônibus e a carona compartilhada – e levanta o debate sobre os cuidados com a segurança e o que a lei permite. Em outra reportagem, Alexandre passa o dia em um colégio estadual no Rio de Janeiro que virou referência no Ensino Médio ao zerar a taxa de evasão escolar. Por fim, acompanha o trabalho de um inspetor que tem, entre suas tarefas, a de organizar a saída dos alunos. Ele dá dicas de segurança para os jovens nesta hora.

Na segunda reportagem da série ‘Além do Voto’, a repórter Helena Lara Resende explica como o orçamento público é feito e quais são as diferenças entre as estruturas nas esferas municipal, estadual e federal. A reportagem mostra como o governo determina onde gastar e quanto e como o cidadão pode acompanhar estas informações. Assim como acontece em um condomínio, por exemplo, os governantes também precisam de um planejamento. Há ferramentas que ajudam o cidadão a monitorar e visualizar o orçamento público federal. Helena conversa com o responsável por um desses serviços.

A atuação da radiação solar fora do nosso planeta é o tema do último episódio da série ‘Expedição Nova Terra’, da BBC*. Se o protetor solar é um artigo indispensável na prevenção dos malefícios provocados pela radiação na Terra, fora dela, sem proteção alguma, ela se torna grande inimiga dos viajantes do espaço. Renato Cunha mostra como os cientistas planejam vencer mais este desafio na conquista de um novo planeta para chamar de casa.

No estúdio, Michelle Loreto – que substitui Sandra Annenberg na apresentação do programa – entrevista a idealizadora da Cia de Dança e Teatro Humaniza, Keyla Ferrari, sobre o projeto. Ele promove a interação entre bailarinos com deficiência e seus familiares, que atuam na produção dos espetáculos.

O programa vai ao ar a partir das 07h na Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.