Creature Commandos: Ligações com o Universo DC e Referências a Outros Filmes e Séries
Os dois primeiros episódios de Creature Commandos seguem os planos do DCU estabelecidos por James Gunn em diversas entrevistas. A série animada foca na trama principal, sem priorizar a preparação de sequências ou excesso de participações especiais. No entanto, Creature Commandos não está desconectada do universo DCU. Os membros da Força-Tarefa M vivem em um mundo com heróis mascarados e vilões excêntricos, onde a população está relativamente acostumada a confrontos sobrenaturais. Isso é demonstrado por referências bem-colocadas a outros personagens e franquias da DCU por meio de diálogos, programas de notícias fictícios e easter eggs.
O primeiro episódio de Creature Commandos apresenta Circe como a principal antagonista. No DCU, Circe é descrita como uma amazona exilada de Themyscira, a civilização de guerreiras. Sendo uma das maiores vilãs da Mulher-Maravilha, Circe dispensa apresentações. Sua presença, no entanto, sugere um grande plano para Diana no DCU. O episódio também faz alusão aos Filhos de Themyscira, embora, no DCU, sejam retratados como incels desorientados, diferente da controversa representação original dos filhos homens das Amazonas nos quadrinhos da DC.
O curioso na introdução de Circe é que a reportagem que explica seu ataque a Pokolistan destaca como Themyscira ainda é vista como um lugar fabuloso por muitos. Como as pessoas ainda não reconhecem a ilha como um lugar real no DCU, é razoável assumir que a Mulher-Maravilha começou sua carreira heroica recentemente. Essa é uma abordagem refrescante da história de Diana, pois ela pode ser contemporânea do Superman e do Batman, criando um equilíbrio entre a Trindade da DC.
A história de Themyscira será explorada ainda mais no DCU por meio da série Paradise Lost, que está em desenvolvimento.
A programação de notícias no início de Creature Commandos exibe o logo da GBS, sigla para Galaxy Broadcasting System. Nos quadrinhos da DC, a GBS é uma gigante de mídia que opera em Metrópolis, a cidade do Superman e do Planeta Diário. A empresa tem conexões nos quadrinhos com a Intergang, um sindicato do crime financiado por Apokolis que geralmente opera em Metrópolis.
Outra referência a Metrópolis vem da ficha policial de Circe, que mostra que ela foi presa anteriormente em Metrópolis. Considerando que Circe é uma poderosa feiticeira, ela deve ter sido subjugada por um ou mais super-heróis. Como ela esteve na prisão de Metrópolis, é razoável assumir que o Superman a mandou para lá. Talvez o próximo filme do Superman possa até mesmo referenciar este evento. Se tivermos sorte, podemos até ver uma equipe formada por Superman e Mulher-Maravilha.
Ao informar Rick Flag Sr. (Frank Grillo) sobre sua missão na Força-Tarefa M, Amanda Waller (Viola Davis) menciona eventos da 1ª temporada de Peacemaker e de O Esquadrão Suicida (2021). Waller diz a Flag Sr. que foi forçada a usar monstros porque o Congresso proibiu a A.R.G.U.S. de enviar prisioneiros humanos em missões suicidas. O diálogo reconhece que os problemas de Waller começaram depois que sua filha, Leota Adebayo (Danielle Brooks), expôs as operações secretas de sua mãe para a mídia. Isso acontece no final da 1ª temporada de Peacemaker, que Gunn recentemente canonizou – excluindo uma cena.
Waller e Flag Sr. também mencionam a Operação Starfish em Corto Maltese. O diálogo causa algum desconforto, pois Rick Flag Jr. (Joel Kinnaman) morreu nessa mesma missão. Como eventos passados só fazem parte do cânone do DCU se mencionados em uma produção oficial, como Creature Commandos, esse diálogo diz aos fãs que a operação em Corto Maltese também aconteceu na nova continuidade, tornando O Esquadrão Suicida parcialmente canônico.
Há um porém. Até que personagens e eventos específicos sejam mencionados, a versão DCU da Operação Starfish ainda pode ser bastante diferente do filme. Por enquanto, é melhor pensar em Peacemaker (John Cena) matando Rick Flag Jr. e a batalha contra Starro como parte do cânone. Tudo o mais ainda pode ser alterado.
Provavelmente teremos uma ideia mais clara de quanto de O Esquadrão Suicida é canônico na 2ª temporada de Peacemaker. Grillo está reprisando seu papel como Rick Flag Sr. na série, que, segundo rumores, abordará a morte de Flag Jr. em algum nível. Se a 2ª temporada realmente colocar Flag Sr. em um caminho de vingança, provavelmente aprenderemos mais sobre a versão DCU da Operação Starfish.
Novos episódios de Creature Commandos chegam ao MAX todas as quintas-feiras até 9 de janeiro de 2025.