Séries

Cronograma do Universo DC: Como ‘Esquadrão Suicida’, ‘Pacificador’ e ‘Comandos de Criaturas’ se conectam

Em apenas dois episódios, Comandos de Criaturas já respondeu a muitas perguntas sobre o Universo DC (DCU) – incluindo o que é cânone para o universo cinematográfico reformulado por James Gunn. Além disso, o primeiro episódio já nos fornece todas as informações necessárias para situar Comandos de Criaturas em um ponto específico da linha do tempo do DCU.

Quando Amanda Waller (dublada por Viola Davis) apresenta a equipe de monstros a Rick Flag Sr. (dublado por Frank Grillo), ela menciona o Projeto Estrela do Mar e como a Força-Tarefa X foi enviada a Corto Maltese para recuperar informações militares sensíveis. O nome é familiar porque é o cenário de O Esquadrão Suicida, de Gunn. Waller também diz a Flag que a ARGUS está observando cada passo dela para impedi-la de colocar presidiários humanos em risco desde que sua filha vazou suas operações secretas para a mídia. Isso aconteceu no final da 1ª temporada de Pacificador quando Leota (Danielle Brooks) escolhe sua equipe em vez das maquinações de sua mãe.

Com apenas algumas falas rápidas, Comandos de Criaturas confirma que os eventos principais de O Esquadrão Suicida e Pacificador permanecem cânones no DCU, o que já nos dá algumas pistas sobre como montar a nova linha do tempo. Gunn revelou antes do lançamento de O Esquadrão Suicida que o filme se passa em 2021, o mesmo ano em que chegou aos cinemas. Pacificador começa cinco meses depois, depois que o vigilante titular, interpretado por John Cena, recebe alta do hospital. Isso situa a primeira temporada de Pacificador provavelmente em 2022.

A última peça do quebra-cabeça vem de Comandos de Criaturas. Rick Flag diz à Princesa Illana (dublada por Maria Bakalova) que seu filho, Rick Flag Jr. (Joel Kinnaman), morreu cerca de dois anos antes do início da série animada. Como Waller também menciona que Flag Jr. morreu durante a missão em Corto Maltese, sabemos que o DCU está reutilizando a maioria – senão todas – das adaptações anteriores da DC de Gunn. Isso significa que Comandos de Criaturas está acontecendo – no mínimo – em meados de 2023 ou no início de 2024, no máximo. Essa é uma informação crucial, pois indica como Superman e a 2ª temporada de Pacificador se encaixarão na linha do tempo.

Gunn já confirmou que as datas de lançamento de Comandos de Criaturas, Superman e da 2ª temporada de Pacificador definem seu lugar na linha do tempo do DCU. Portanto, Superman acontece pelo menos dois anos após os eventos de O Esquadrão Suicida, se não mais. Isso é interessante porque o líder da operação da Força-Tarefa X em Corto Maltese foi Bloodsport, de Idris Elba, que estava cumprindo pena em Belle Reve por atirar no Homem de Aço com uma bala de kriptonita. Sabemos que Superman terá David Corenswet como um Super-Homem já estabelecido; no entanto, até agora, não tínhamos ideia de quanto tempo o Superman estaria ativo no DCU antes de seu filme solo. Graças a Comandos de Criaturas, sabemos que o Superman precisa ter três ou quatro anos de luta contra o crime antes do lançamento de seu filme solo.

Superman precisava estar ativo em Metrópolis antes de se tornar um alvo para Bloodsport. Bloodsport, por sua vez, teve que passar pelo menos alguns meses em Belle Reve antes de O Esquadrão Suicida, já que o filme nos diz que ele já havia recusado uma posição na Força-Tarefa X antes de ser enviado a Corto Maltese. Adicione mais dois anos até Comandos de Criaturas, mais o intervalo entre a série animada e Superman, e podemos assumir com segurança que Clark Kent vestiu sua capa pela primeira vez cerca de quatro anos antes do próximo filme. Esse é um longo tempo para preencher com histórias, então também podemos presumir que muitas coisas aconteceram nos bastidores no DCU de Gunn, não apenas para o Superman, mas para a Liga da Justiça como um todo.

As implicações da linha do tempo para a 2ª temporada de Pacificador são ainda mais interessantes. As primeiras imagens da 2ª temporada implicam que toda a equipe da Operação Borboleta ainda está em contato depois de salvar a Terra de uma invasão alienígena. Seria seguro assumir que a 2ª temporada ocorre apenas alguns meses após a 1ª temporada. No entanto, considerando as novas informações de Comandos de Criaturas, há um salto considerável no tempo de pelo menos dois anos.

A Operação Borboleta salvou o mundo cerca de seis meses após O Esquadrão Suicida. Comandos de Criaturas acontece cerca de dois anos após a Operação Corto Maltese. Então, como a 2ª temporada de Pacificador acontece depois de Superman, que é ambientado após Comandos de Criaturas, estamos procurando uma pausa de dois anos entre as histórias da 1ª e 2ª temporadas de Pacificador. Isso é muito tempo!

Será interessante ver como a 2ª temporada de Pacificador explica essa pausa de dois anos e mostra o que seus personagens fizeram durante esse tempo. Esperançosamente, haverá uma explicação clara, para que o DCU não comece já com uma linha do tempo falha e inconsistente.

Novos episódios de Comandos de Criaturas chegam ao MAX todas as quintas-feiras até 9 de janeiro de 2025.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.