David Harbour como Frankenstein: O ator de Stranger Things em nova animação da DC
David Harbour, conhecido por seu papel como Jim Hopper em Stranger Things, desde 2016 vem conquistando o público com seus personagens cativantes. Em 2021, ele estreou no universo dos super-heróis como o Guardião Vermelho na Marvel, em Viúva Negra. Agora, o ator se aventura no universo DC, dando voz a Frankenstein na animação Creature Commandos.
Harbour compartilhou com a ComicBook o que o motivou a interpretar o personagem. “Acho que era importante ver o personagem na página, como James [Gunn] havia escrito, e havia muitas oportunidades para um cara que está tentando fazer a coisa certa, que foi reunido através de várias coisas e que tem esse narcisismo intenso e necessidade”, explicou o ator. “Uma das cores com que eu queria brincar é que me lembro do Frankenstein de [Kenneth] Branagh anos atrás com [Robert] De Niro como o monstro, ele tinha essa coisa em que ele está lendo livros e queria ser esse companheiro. Ele foi construído para ser esse companheiro sofisticado e erudito, e ele é apenas um monstro, e eu realmente gostei dessa ideia… sinto que há esse componente inadequado em que ele se sente brilhante e vai encantá-lo, e então, daí, vem essa raiva insana e essa paixão insana, porque ele foi construído com o baço de outra pessoa e o fígado de outra pessoa.”
Sobre se versões anteriores do personagem o inspiraram ou o desencorajaram, Harbour disse: “Existe a ideia do Boris Karloff, o velho monstro de Frankenstein original, que eu acho que… [minha versão] não é rígido. Há algo um pouco mais fluido nele, ele é um pouco mais um herói de ação. Mas eu gostei da versão do De Niro, achei que o filme era uma ideia tão interessante do que eles estavam tentando fazer. Novamente, não acho que foi tão bem-sucedido, acho que foi um pouco falho, mas adoro Kenneth Branagh, adoro o que ele tenta fazer, e sempre gostei desse tipo de abordagem. Nunca tinha visto o monstro com a intenção de ser um companheiro sofisticado. Eu me lembro disso. Mas foram mais impressões e coisas que eu tive.”
Ele acrescentou: “Eu não queria ir especificamente a favor ou contra o tipo, eu cometi esse erro no passado, e gosto de abordar as coisas o mais fresco possível. Acho que as associações das pessoas com Frankenstein são interessantes, para interpretar o personagem, porque você vai subvertê-las e surpreendê-las apenas pela natureza do roteiro em si, os Creature Commandos são tão estranhos. Acho que são as interpretações de outras pessoas que são mais interessantes. A minha vai ser única e específica para o que acho interessante e o próprio personagem como escrito.”
Creature Commandos acompanha uma equipe secreta de monstros presos, recrutados para missões consideradas perigosas demais para humanos. O elenco inclui Steve Agee como Economos, Maria Bakalova como a Princesa Ilana, Anya Chalotra como Circe, Zoe Chao como Nina Mazursky, Frank Grillo como Rick Flag Sr., Sean Gunn como GI Robot & Weasel, David Harbour como Frankenstein, Alan Tudyk como Dr. Phosphorus, Indira Varma como A Noiva e Viola Davis como Amanda Waller.
Com James Gunn esperando abraçar um modelo semelhante ao MCU, no qual há consistência com os artistas em várias mídias e a oportunidade de entrelaçar histórias, Harbour confirmou que não houve conversas substanciais sobre o futuro de Frankenstein. Quando questionado sobre essas conversas, o ator observou: “Não. Conversamos sobre como poderia ser e tivemos conversas casuais, mas não, nada mais.” No entanto, se Harbour fosse dar vida ao seu personagem em um projeto live-action, sobre se ele gostaria de usar próteses pesadas ou usar CGI para a figura maior que a vida, ele expressou: “Gosto da ideia de uma combinação. Quero dizer, James parece se sair muito bem com a realidade das coisas em CG. Tipo, o que ele fez em Guardiões da Galáxia Vol. 3 com aqueles animais, achei aquela pequena doninha fofa, tipo o personagem mais emotivo de todo o filme, então acho que ele tem a capacidade de fazer isso. Acho que há algo divertido a ser feito com efeitos práticos aprimorados. Eu gosto de um cara em um traje de fantoche. Mesmo desde nossa primeira temporada de Stranger Things, o Demogorgon era um cara em um traje, e eu simplesmente amo isso. Há algo realmente divertido e elétrico sobre a ação ao vivo. Eu sei que fiz um monte disso e foi difícil, mas há algo, como uma criança, em se vestir como um monstro e estar no set que, para mim, parece mais satisfatório do que os pontos azuis e a coisa do mo-cap. Sinto que estou mais envolvido também.”
Frankenstein é apenas o último personagem emocionante que Harbour abraçou, com o artista deixando claro quem venceria se as coisas viessem a dar errado entre seu Frankenstein, Guardião Vermelho, Hellboy ou Papai Noel.
O ator brincou: “Eu apenas tenho um impulso inicial, não sei porquê, mas um impulso inicial de que o Papai Noel de Noite de Fúria vai sair vencedor. Acho que há algo na magia do Natal que simplesmente supera tudo o mais.”
Creature Commandos estreia no Max em 5 de dezembro.