A Netflix fechou um contrato exclusivo de cinco anos com o diretor japonês Hitoshi One, responsável pela série de sucesso Tokyo Swindlers (Os Golpistas de Tóquio). Durante esse período, todas as produções futuras de One, sejam séries ou filmes, serão produzidas e distribuídas exclusivamente pela plataforma. O acordo foi formalizado apenas duas semanas após a estreia de Tokyo Swindlers no serviço de streaming.
Em declaração ao Deadline, Hitoshi One demonstrou surpresa com a rapidez da proposta: “Fiquei surpreso com a rapidez da resposta, mas percebi que fui atraído pelo meio de distribuição, um gênero que ainda não está tão estabelecido quanto o cinema e os dramas de TV“, comentou o diretor sobre sua decisão.
A série Tokyo Swindlers traz uma trama envolvente sobre um grupo de golpistas imobiliários que tenta realizar um golpe de 10 bilhões de ienes sem serem capturados. Desde o lançamento, em julho, a produção rapidamente se destacou, entrando no Top 10 Global (não falado em inglês) da plataforma e liderando o ranking de visualizações no Japão por seis semanas consecutivas.
Kaata Sakamoto, vice-presidente de conteúdo da Netflix no Japão, também elogiou o trabalho de One: “O Sr. One demonstrou generosamente seu talento criativo em Tokyo Swindlers, uma história emocionante com personagens excêntricos e cheios de humanidade. A série se tornou uma das mais assistidas no Japão na Netflix. Através da perspectiva única do Sr. One, descobriremos histórias ainda não contadas e entregaremos entretenimento que cativará o público mundial“, afirmou Sakamoto.
Hitoshi One é conhecido por sua sólida carreira no cinema japonês. Ele estreou como diretor em 2011, com a versão cinematográfica de Moteki, que conquistou o prêmio de Título Mais Popular no Japan Academy Award. Ele também recebeu o prêmio de Melhor Diretor por Bakuman e o Grande Prêmio na categoria de TV do Galaxy Awards por Elpis: Hope or Disaster.
Entre seus outros trabalhos notáveis estão filmes como SCOOP!, Tornado Girl, Sunny: Tsuyoi Kimochi Tsuyoi Ai, Kyouen NG, além de sua direção no filme de animação New Dimension! Crayon Shinchan the Movie: Battle of Supernatural Powers Flying Sushi.
Em um cenário onde contratos exclusivos entre plataformas de streaming e diretores internacionais tornaram-se menos frequentes, o acordo com Hitoshi One é particularmente relevante e sinaliza a intenção da Netflix de continuar investindo em conteúdo criativo e original para seu público global.