Em Foco: Prestes a ocorrer a 89º edição do Oscar, confira curiosidades da premiação

Publicidade

0

O “The Academy Awards”, comumente chamado de Oscar, é o mais significativo prêmio do cinema mundial. A cerimônia estreou em 1929 e ocorre anualmente em Hollywood, Los Angeles. Estima-se que, atualmente, o evento seja transmitido para mais de 200 países, sendo frequentemente comparado a eventos como a Copa do Mundo da FIFA.

Faltam poucos dias para a sua próxima edição, que ocorrerá no dia 26 de fevereiro. Os indicados foram anunciados em janeiro e por toda a rede já é possível presenciar a expectativa. Esse ano, 163 indicados irão se reunir no Teatro Dolby para a cerimônia que já reserva grandes surpresas que entrarão mais uma vez para a história. Para aquecer, listamos 05 curiosidades sobre o evento. Que tal vir com a gente?

01. Que Meryl Streep é recordista em indicações (sendo 20 no total, incluindo a indicação desse ano), isso todo mundo já sabe. Porém, a atriz que mais faturou a estatueta dourada foi Katherine Hepburn, levando quatro para casa. Quanto aos homens, Daniel Day-Lewis é o maior vencedor, acumulando três prêmios.

02. Já que estamos falando em números, eis a pergunta: Você sabe quem é o maior vencedor da história dos Prêmios da Academia? Esse posto é, ainda hoje, ocupado por Walt Disney. O criador do mundo de sonhos foi indicado nada menos que 59 vezes, vencendo 22 delas.

03. A participação do Brasil no Oscar teve início com a indicação da canção Rio de Janeiro do Ary Barroso, que concorreu pelo filme norte-americano “Brazil, em 1945. Contudo, as maiores chances do país aconteceram em 1999 quando o filme “Central do Brasil” disputou a estatueta de melhor filme estrangeiro e de melhor atriz para Fernanda Montenegro.

04. Atualmente existem 24 categorias na noite de gala de Hollywood, com cerca de três horas de duração, mas nem sempre foi assim. Em seu ano de abertura, a cerimônia durou apenas 15 minutos.

05. Muito se fala sobre injustiça no Oscar. Nomes como Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, Harrison Ford, Brad Pitt, Samuel L. Jackson e Johnny Depp nunca venceram o prêmio.

Compartilhar

Deixe um comentário