Exportação de séries britânicas para os EUA bate recorde em 2023
Entre os programas britânicos que se destacaram estão Doctor Who, que teve seu reinício na BBC-Disney+, e programas como ...Got Talent e The Voice, produzidos pela BBC Studios, Fremantle e ITV Studios, respectivamente.
As vendas de séries britânicas para os Estados Unidos atingiram um recorde em 2023, impulsionadas pela demanda americana por conteúdo, segundo o último relatório da Pact sobre exportações de TV do Reino Unido.
A receita das distribuidoras britânicas provenientes dos EUA aumentou 13%, alcançando £593 milhões (US$ 751 milhões). Esse valor supera os £574 milhões gerados no primeiro ano da pandemia, tornando-se o maior total recebido de compradores americanos. Apesar do crescimento, a receita global das distribuidoras do Reino Unido caiu cerca de 2%, totalizando £1,82 bilhões, devido à diminuição das receitas com grandes players europeus, China e Japão.
A Pact, que representa centenas de empresas independentes do Reino Unido, afirma que os EUA continuam sendo “a região de foco principal para as distribuidoras britânicas”. “Apesar dos desafios específicos do mercado americano nos últimos 24 meses, os EUA continuam sendo o maior destino para exportações de TV”, acrescentou a entidade.
Entre os programas britânicos que se destacaram estão Doctor Who, que teve seu reinício na BBC-Disney+, e programas como …Got Talent e The Voice, produzidos pela BBC Studios, Fremantle e ITV Studios, respectivamente.
O ano de 2023 registrou grandes mudanças na indústria americana. Houve uma paralisação virtual da produção por cerca de seis meses devido às greves trabalhistas, e as plataformas de streaming iniciaram grandes mudanças estratégicas. Com as produções originais em fluxo, o conteúdo do Reino Unido parece ter sido usado para preencher a lacuna. Já foi relatado como o público americano recorreu ao conteúdo de streaming do Reino Unido após as greves.
As greves, somadas às “condições da economia global” e aos “custos de produção crescentes”, também “pressionaram a base de clientes globais das distribuidoras do Reino Unido”, segundo a Pact.
A queda na receita global foi influenciada principalmente pela redução de receitas com grandes players europeus, China e Japão. A receita da França e da Espanha caiu 21% e 15%, respectivamente, enquanto a da China e do Japão despencou 25%, atingindo apenas £17 milhões e £8 milhões, respectivamente, ocupando os 13º e 18º lugares na lista geral. Por continente, a receita das distribuidoras da Ásia atingiu uma nova baixa de £75 milhões – um valor que ultrapassava £100 milhões antes da pandemia.
Houve aumento na receita com compradores australianos, que ficou em segundo lugar após os EUA, com um recorde de £160 milhões, enquanto a Alemanha e os países nórdicos aumentaram 8%, ocupando o terceiro e quarto lugares, respectivamente.