Filmes Inegavelmente Estranhos que Chegaram às Telas IMAX
Hoje em dia, um grande lançamento de sucesso de bilheteria filmado com câmeras IMAX não é mais novidade. É mais chocante quando um filme grandioso não tem o suporte das telas IMAX. Esses títulos contribuem enormemente para a bilheteria média de um filme de sucesso no mundo moderno, com o público buscando especificamente novos episódios de Avatar ou Duna neste formato. Quase todas as semanas um novo filme chega ao seu auditório IMAX local, tornando-se normalmente surpreendente ouvir que um determinado filme recebeu uma exibição IMAX nos cinemas. É apenas uma pedra angular do negócio de cinema, agora.
No entanto, nos 20 anos desde que Planeta do Tesouro iniciou a prática de lançar novos filmes simultaneamente em cinemas tradicionais e exibições IMAX, nem todos os títulos que receberam um lançamento IMAX se tornaram tão sinônimos do formato quanto, digamos, Vingadores: Ultimato ou Oppenheimer. Na verdade, com o tempo, houve vários filmes que parecerão quebra-cabeças completos sobre como e por que foram exibidos em cinemas IMAX. Eis uma coleção de filmes que parecem antitéticos à experiência IMAX, mas que foram exibidos nesses auditórios da mesma forma.
Os Lançamentos IMAX Mais Inexplicáveis do Início
Nos primórdios dos filmes narrativos em inglês recebendo lançamentos IMAX, havia uma seleção real dos filmes exibidos neste formato. No entanto, essa tendência não impediu que A Formiguinha fosse exibido em auditórios IMAX 3D no final de julho de 2006. Sendo apenas o segundo longa-metragem totalmente animado em IMAX 3D da história (seguindo o título da Warner Bros., O Expresso Polar), este filme se tornou um fracasso instantâneo de bilheteria em seu fim de semana de estreia. A Formiguinha caiu no esquecimento, mas tecnicamente ocupa uma posição histórica importante como um dos primeiros filmes narrativos IMAX 3D.
A Formiguinha iniciou uma sequência de títulos inexplicáveis lançados no formato IMAX. Essa inexplicabilidade tendia a se orientar em torno de auditórios IMAX dando espaço para títulos que não se encaixavam nos reinos de filmes familiares, filmes de ação ou concertos. Sempre que os auditórios IMAX se desviavam desses moldes, era mais do que um pouco estranho. Um exemplo inicial disso veio com Atividade Paranormal 2, de outubro de 2010. Imagens granuladas de filmadora são o nome do jogo para esta saga. Esse tipo de imagem realmente ficaria excepcionalmente ampliada para uma tela IMAX?
2010 e 2011 apresentaram principalmente filmes esperados chegando às telas IMAX. Em maio de 2012, porém, as cabeças viraram com a notícia de que o filme de junho de 2012, Rock of Ages, seria lançado nas telas IMAX. Um filme musical não parece uma má ideia para uma experiência IMAX, considerando como este gênero é conhecido por seus visuais grandiosos e espetáculo. Títulos como 3 Idiotas, La La Land e Moulin Rouge! ficariam ótimos em telas IMAX graças aos seus números musicais expansivamente luxuosos. No entanto, Rock of Ages enfatiza explosões musicais mais sombrias e em pequena escala. Simplesmente não tem a imagem gloriosa de, digamos, Wicked.
A partir de 2012, as telas IMAX começaram a receber filmes novos quase semanalmente, o que aumentou ligeiramente o número de escolhas inexplicáveis para os filmes lançados neste formato. O filme policial de Will Smith e Margot Robbie, Focus, por exemplo, foi lançado nos cinemas IMAX no final de fevereiro de 2015. É o tipo de filme discreto que não exatamente brilha em telas IMAX gigantescas.
Os Filmes IMAX Inexplicáveis Continuaram nos Últimos Anos?
A Warner Bros. Pictures sempre teve um ótimo relacionamento com as telas IMAX, o que pode explicar por que o estúdio coloca até mesmo filmes aparentemente incompatíveis, como Focus, nos auditórios IMAX. Dois meses depois de Focus, a Warner Bros. lançou outro filme intrigante em uma exibição IMAX doméstica: O Encantador de Água. Esse esforço de direção de Russell Crowe nem mesmo foi lançado em grande escala na América do Norte, mas teve uma exibição IMAX chamativa nesta região. No final do verão de 2015, o título da EuropaCorp, O Transportador Devastador, conquistou as telas IMAX apesar de se tornar um dos maiores fracassos da temporada.
Em dezembro de 2017, um tipo de gênero diferente agraciou as telas IMAX: um filme de comédia direto. Não uma comédia de ação, mas uma comédia geral com Seth Rogen e James Franco. Este título foi The Disaster Artist, que também funcionou como uma das primeiras incursões da A24 em lançamentos IMAX. O público pôde ouvir Franco dizer “oh hai Mark” nos alto-falantes IMAX, como Deus pretendia. 2018 viu principalmente títulos típicos esperados de todo o mundo (incluindo grandes sucessos de bilheteria indianos e chineses) chegando às telas IMAX. No entanto, no início de 2020, Cats, de Tom Hooper, agraciou os cinemas IMAX no Japão. Essa tremenda exploração da tecnologia IMAX foi provavelmente restrita a apenas um país apenas para conter o poder de Skimbleshanks em IMAX.
Claramente, enquanto os cinemas IMAX estiverem abertos e precisarem de novos filmes para exibir regularmente, sempre haverá filmes inexplicáveis sendo lançados neste formato. Já em setembro de 2021, o musical Dear Evan Hansen teve uma exibição de uma semana nos cinemas IMAX, enquanto 2022 viu Amsterdam sendo exibido em locais IMAX por razões inexplicáveis. A IMAX deixou os dias de A Formiguinha para trás em termos de sua notoriedade na cultura pop. No entanto, este formato claramente nunca deixará a prática de projetar filmes altamente inesperados totalmente no passado.