Fracasso de bilheteria? ‘Kraven, o Caçador’ recebe críticas devastadoras
As primeiras avaliações de Kraven, o Caçador chegaram, e o filme parece ser mais uma entrada criticada na franquia do Universo do Homem-Aranha da Sony. Com 48 críticas contabilizadas até o momento, Kraven, o Caçador possui uma aprovação muito baixa de 17% no Rotten Tomatoes. Um consenso da crítica ainda não foi revelado, mas uma olhada nas críticas publicadas indica que tudo, do roteiro do filme aos efeitos especiais e uma mistura de tons, foi criticado. A classificação média das críticas é de 3,80/10.
Há algumas críticas positivas, afirmando que Kraven, o Caçador é uma adaptação de quadrinhos divertida graças às suas sequências de ação, referências à mitologia maior da Marvel Comics e momentos de leveza. No entanto, esses críticos são minoria. Quase todos concordam que Kraven, o Caçador coloca o Universo do Homem-Aranha da Sony em uma nota muito negativa.
Desde o lançamento do original Venom em 2018, o Universo do Homem-Aranha da Sony nunca foi um queridinho da crítica. Nenhuma das parcelas sequer obteve uma pontuação "Fresca" no Rotten Tomatoes; a mais próxima foi Venom: Tempo de Carnificina de 2021, que tem uma classificação de 58% no agregador. A pontuação inicial de Kraven, o Caçador está no mesmo nível do muito criticado Morbius (15%) e Madame Web (11%). É revelador que a franquia Venom — que ostenta pontuações de 30% e 41% — é claramente a mais aclamada do grupo.
2024 foi um ano particularmente ruim para o Universo do Homem-Aranha da Sony. Depois que Madame Web fracassou com US$ 100,4 milhões em todo o mundo, Venom: O Último Adeus tornou-se o filme do Venom com menor bilheteria, ilustrando que o público perdeu o interesse na propriedade. Levando isso em consideração, não é surpreendente que a Sony esteja planejando parar de fazer esses spin-offs da Marvel, optando por se concentrar em projetos como Homem-Aranha 4 de Tom Holland e a aguardada sequência animada Homem-Aranha: Através do Aranhaverso enquanto descobrem seu próximo curso de ação.
Mesmo antes dessas críticas serem divulgadas, Kraven, o Caçador já tinha perspectivas sombrias de bilheteria, com as estimativas mais recentes sugerindo que poderia ter uma abertura menor do que Madame Web. Nem precisa dizer que esse tipo de boca a boca negativo não fará nenhum favor ao filme, especialmente porque ele busca causar impacto enquanto compete contra mega sucessos como Moana 2 e Wicked, que dominaram a temporada de férias até agora. Kraven, o Caçador nem mesmo tem muito apelo como opção de contraprogramação para espectadores mais velhos, já que o filme de ação com classificação R, Gladiador 2, recebeu uma recepção muito mais positiva. O último filme de Ridley Scott sofreu uma pequena queda nas vendas de ingressos (US$ 12,5 milhões de bilheteria doméstica no último fim de semana), mas deve continuar sendo um atrativo para seu público-alvo.
Ainda há várias críticas de Kraven, o Caçador por vir (Venom: O Último Adeus tem 208 contabilizadas, como comparação), o que significa que sua pontuação no Rotten Tomatoes pode flutuar nos próximos dias. Dito isso, não há muita chance de que ele mude as coisas e publique uma pontuação sólida no site. Normalmente, a onda inicial de críticas indica onde o consenso vai parar, então Kraven, o Caçador entrará para a história como mais um esforço amplamente criticado da Sony para aproveitar a rica biblioteca de personagens da Marvel que possuem os direitos cinematográficos. Esperançosamente, os futuros empreendimentos do estúdio terão muito mais sucesso.