Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Repórter – 19/10/2018: um passeio por Borgonha com boa comida e vinho

Globo Repórter – 19/10/2018: um passeio por Borgonha com boa comida e vinho

O Globo Repórter desta sexta-feira, 19 de outubro, atravessa a mais difícil trilha de montanhas do Brasil.

Na viagem, a repórter Isabela Assumpção apresenta a “tríade sagrada” da culinária local, composta pelas mostardas picantes; o exótico pão de especiarias; e o cassis, frutinha conhecida como groselha negra, que se transforma em saborosos licores, xaropes e geleias. Morador da região, o chef brasileiro Thiago prepara o bife bourguignon, um prato tão popular na França quanto a feijoada no Brasil.

Os vinhos são um grande diferencial da Borgonha. Um estudo da Universidade local revela que os benefícios são ainda maiores quando a bebida é consumida durante as refeições. Além de prevenir problemas cardíacos, o vinho ajuda na recuperação de pessoas que sofrem enfarte e aumenta o HDL, o bom colesterol.

Um passeio guiado por Dijon, capital da Borgonha, revela porque a coruja se tornou um símbolo da cidade. A equipe do programa também visita um dos maiores e mais antigos produtores da mostarda que leva o nome da cidade. A fábrica funciona desde 1840 e produz 20 mil vidros por dia. Na cidade de Beaune, o destaque é o Hospices de Beaune, fundado há mais de 500 anos como obra de caridade.

Hoje abriga um museu e um complexo de hospitais dirigido por um francês casado há 35 anos com uma brasileira. Manter essa estrutura custa caro e uma parte dos recursos vem da renda dos vinhedos. Já o clima de devoção cerca Vezelay, uma cidade movida pela fé, que guarda relíquias de Maria Madalena.

O programa vai ao ar por volta das 22h20, logo após a novela O Segundo Sol, na Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.