Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Rural – 06/05/2018: queijo produzido na maior ilha do brasil

Globo Rural – 06/05/2018: queijo produzido na maior ilha do brasil

No Globo Rural deste domingo, dia 06/05, queijo produzido na maior ilha do brasil.

Na Ilha do Marajó, a maior do Brasil, destaca-se o município de Soure (PA), onde o número de búfalos supera a população humana. São cerca de 358 mil moradores contra 376 mil bubalinos, que podem ser vistos em meio ao trânsito, pastando nas calçadas ou no campo de futebol.

É na zona rural, entretanto, que esses animais fizeram uma revolução: fornecem a matéria prima do queijo do Marajó, o cartão-postal mais famoso da ilha. O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 6, vai até a região para conhecer como é o método de produção desse queijo e mostra como a legislação transformou a realidade dos pequenos produtores.

Segundo a reportagem de Hellen Martins, o produto estava proibido de ultrapassar os limites da ilha até 2013, quando foi criada uma norma sanitária específica para produtos artesanais.

O selo de certificação exige uma série de adequações, como higiene e tratamento dos animais, além de permitir a venda do queijo do Marajó para todo o estado do Pará. A conquista permitiu que os produtores certificados da ilha produzissem até 55 toneladas de queijo só no ano passado. “Um dos produtores que conheci foi Prudêncio, um queijeiro que aprendeu o ofício com o tio”, conta Hellen Martins.

“Até muito pouco tempo atrás, sem regulamentação, ele tinha que vender o queijo escondido para Belém. Depois, ele se adequou e conseguiu a certificação. As vendas melhoraram entre 70% e 80% e aí passou a vender sem medo. A família já conseguiu construir uma casa maior e até reformou a queijaria. O filho tem intenção de continuar na atividade”, explica.

O sucesso do queijo do Marajó conquistou até grandes chefs da culinária nacional. O programa conversa com Thiago Castanho, paraense que utiliza o produto em receitas como panna cota e o tradicional pão de queijo.

E tudo isso e muito mais você confere logo após mais uma edição do “Pequenas Empresas e Grandes Negócios“, começando por volta das 07h30, na Rede Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.