Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Rural – 12/08/2018: cicatrizantes feitos a partir de veneno de cascavel e mais

Globo Rural – 12/08/2018: cicatrizantes feitos a partir de veneno de cascavel e mais

No Globo Rural deste domingo, 12 de agosto, mostra pesquisa inédita com cicatrizantes feitos a partir de veneno de cascavel e mais.

As cobras são animais que causam medo e pânico em muita gente, principalmente quando falamos de seus venenos. Pesquisadores do CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – Unesp) mostram o bem que pode vir desses animais peçonhentos: o “selante de fibrina”, um medicamento produzido a partir do veneno de cascavel com o sangue de búfalo. O ‘Globo Rural’ do próximo domingo, dia 12, mostra como foi o desenvolvimento dessa pesquisa inédita no Brasil.

Depois de quase 30 anos, o repórter Nélson Araújo volta à cidade no interior do estado de São Paulo para ver a evolução da pesquisa e se surpreende com o resultado. Ao longo do tempo e depois de diversos testes, os pesquisadores perceberam que o sangue do búfalo trouxe mais benefícios que o sangue humano quando em contato com o veneno de cascavel.

A cola cicatrizante ganhou força e, em 2016, com autorizações, os pesquisadores conseguiram fazer os testes em pessoas com vários tipos de feridas na faculdade de medicina da Unesp. O resultado mostrou grande eficiência do selante em cicatrizes, podendo até ser cura para casos de úlcera.

Vera Freddo, 75 anos, foi uma desses pacientes que se voluntariaram para os testes em humanos. Há 49 anos, ela convivia com uma ferida na perna considerada incurável. Chegou a fazer mais de 20 cirurgias e quase 20 mil curativos. Com o uso do selante, sua ferida foi curada em três meses. Outro personagem que se envolveu com a pesquisa foi Aristides Pavan, 75 anos, que doou um rebanho de búfalos (cerca de 40 cabeças) para a Unesp ao saber da dificuldade que a universidade estava em encontrar sangue do animal. Aristides perdeu a mãe devido a uma ferida na perna.

A Unesp patenteou e licenciou essa tecnologia. O CEVAP monta uma fábrica para poder abastecer o centro de pesquisa para seguir o protocolo e avaliar a eficácia para, então, poder produzir em larga escala e comercializar o medicamento.

E tudo isso e muito mais você confere logo após mais uma edição do Pequenas Empresas e Grandes Negócios começando por volta das 08h30, na Rede Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.