Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Rural – 15/04/2018: criação de lambaris em cativeiro

Globo Rural – 15/04/2018: criação de lambaris em cativeiro

No Globo Rural deste domingo, dia 15/04, criação de lambaris em cativeiro.

Um bom pescador sabe que, além de sorte, é preciso usar a isca certa. Uma das mais procuradas é o lambari. A equipe do programa vai até Buritizal, no interior de São Paulo, para conhecer uma criação de lambaris em cativeiro.

Segundo o repórter José Hamilton Ribeiro, o sucesso desses peixinhos se dá principalmente na pesca de tucunaré, corvina e traíra. “Como piscicultura, o lambari está sendo mais rentável do que peixes considerados importantes, como o pacu”, afirma.

Nascido em Buritizal, Jomar Delefrate conta que trabalhava em uma fábrica de sorvetes quando decidiu comprar um terreno para fazer piscicultura comum. Em pouco tempo, entretanto, ele percebeu que seria mais rentável criar lambaris a engordar peixes grandes. Hoje, são mais de 200 tanques de criação, além de um laboratório onde é feita a reprodução artificial desses peixes.

O negócio de Delefrate ilustra o potencial do lambari como piscicultura: além de servir como isca viva, o lambari criado em cativeiro pode ser vendido como carne em supermercados. Por outro lado, também pode ser um bom instrumento para aficionados por pesca, pois permite a atividade mesmo em tempo da piracema. “O lambari era um peixe que valia menos que nota de R$ 1. Agora, é diferente”, afirma José Hamilton Ribeiro.

E tudo isso e muito mais você confere logo após mais uma edição do “Pequenas Empresas e Grandes Negócios“, começando por volta das 07h30, na Rede Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.