Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Rural – 21/10/2018: o cultivo de trigo da região sul ao cerrado

Globo Rural – 21/10/2018: o cultivo de trigo da região sul ao cerrado

No Globo Rural deste domingo, 21 de outubro, o cultivo de trigo da região sul ao cerrado.

Quem não abre mão do pão em suas refeições talvez não imagine que o trigo usado para o preparo do alimento, tão presente na mesa dos brasileiros, durante muito tempo encontrou poucas terras aptas ao seu cultivo pelo país. Mas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, sediada em Brasília, apontam uma transformação neste cenário.

O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 21, mostra como o trabalho da unidade de pesquisa, que busca a adaptação do plantio de variedades para o Cerrado, vem atuando neste sentido: tradicionalmente cultivado na região Sul, o trigo já pode ser plantado em lugares como Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Além da extensão da área de solos adequados ao plantio do cereal, o sucesso da adaptação do trigo ao Cerrado apresenta outras consequências positivas. A qualidade da gramínea, em comparação à produzida no sul do Brasil, já vem sendo considerada melhor. Um dos fatores responsáveis por isso é a possibilidade do cultivo em locais que recebem menos chuvas, o que diminui a proliferação de doenças nas plantações.

Enquanto algumas consequências já são realidade, outras ainda são esperadas. Afinal, o plantio do trigo no Cerrado segue um processo parecido pelo qual passou a soja há alguns anos, produto igualmente característico da região Sul. A expectativa é que, quanto mais bem sucedida esta adaptação para o bioma, menos o Brasil tenha a necessidade de importar trigo, e, quem sabe, possa se tornar autossuficiente na produção do cereal.

E tudo isso e muito mais você confere logo após mais uma edição do Pequenas Empresas e Grandes Negócios começando por volta das 08h30, na Rede Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.