Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Rural – 23/09/2018: os benefícios da agricultura familiar

Globo Rural – 23/09/2018: os benefícios da agricultura familiar

No Globo Rural deste domingo, 23 de setembro, os benefícios da agricultura familiar para o Brasil.

A cidade de Itanhaém, localizada na Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo, ficou conhecida por seus imensos hectares de bananais. Porém, o ambiente por lá agora é outro. Os espaços foram arrematados por agricultores familiares, que plantam os principais alimentos que abastecem a cidade e a região. No ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 23, a repórter Neide Duarte, vai até o local para mostrar os selos de qualidade que esses trabalhadores recebem.

Os selos são nomeados da seguinte forma: “Aqui tem agricultura familiar”, “Identificação de origem indígena do brasil’ e “Aqui tem mulher rural”. Dona Zezé e Dona Teruko, foram as primeiras mulheres a receberem o selo “Mulher Rural” e hoje fazem parte das 15 agricultoras certificadas de Itanhaém. “Nunca imaginei receber este tipo de selo, foi uma emoção bem grande”, comenta Dona Teruko. “Reconheceram o esforço que fazemos”, complementa, emocionada.

Os alimentos dessas agricultoras abastecem o Banco de Alimentos da cidade, que, por sua vez, os distribuem para 60 escolas da região produzirem suas merendas e também para famílias carentes, como é o caso da dona de casa, Valdenilda de Almeida. “Dura mais de um mês”, comenta ela sobre a cesta de alimentos doada.

Outros mantimentos comprados pelo Banco de Alimentos é o milho e o mel produzidos pelos indígenas. Os produtos são considerados sagrados e por isso são distribuídos somente às escolas indígenas, mas mesmo assim “é um avanço muito importante para nós”, como considera o cacique, Karái Mirim Werá.

E tudo isso e muito mais você confere logo após mais uma edição do Pequenas Empresas e Grandes Negócios começando por volta das 08h30, na Rede Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.