Programação da TV Bernardo Vieira

Globo Rural – 29/04/2018: fenômeno dos pequis

Globo Rural – 29/04/2018: fenômeno dos pequis

No Globo Rural deste domingo, dia 29/04, fenômeno dos pequis.

Localizada na junção dos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, a Chapada do Araripe é uma formação de relevo de quase 1 milhão de hectares, presentes na transição entre Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Tal peculiaridade confere à região uma grande diversidade de fauna e flora, na qual está presente a Floresta Nacional. É ali que o pequizeiro encontrou seu ambiente ideal, responsável pelo sustento de muitas famílias que aproveitam a safra para lucrar e se alimentar. O ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 29, viaja até a região para conhecer a realidade de fazendeiros, assentados e quilombolas que dependem do recurso e transformam a rotina para catar pequis.

De janeiro a abril, cerca de 2 mil catadores transitam pelas trilhas da Floresta Nacional em busca do fruto. O repórter Cesar Dassie acompanha catadores que acampam no local e acordam na madrugada para driblar a competição, chegando a acumular até 800 frutos por saco. “Pelo que eles falam, não falta, dá para todo mundo. Mas quem chegar primeiro pega. É uma realidade bem diferente do que estamos acostumados com a agricultura tradicional”, comenta o repórter. “Tudo se relaciona com a pobreza da região, onde o catador ganha de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil em 45 dias e isso dura por até seis meses”.

A reportagem conhece, ainda, as famílias que passaram a se instalar no local, mesmo com a ausência de energia elétrica e a baixa disponibilidade de água. O movimento ameaça os 39 mil hectares da Floresta Nacional e pode desequilibrar o papel ambiental da Chapada do Araripe, considerada fundamental para regular as chuvas que ocorrem na região. “Isso faz da Chapada uma região única. É rica na questão ambiental, social e até cultural”, conclui Cesar.

E tudo isso e muito mais você confere logo após mais uma edição do “Pequenas Empresas e Grandes Negócios“, começando por volta das 07h30, na Rede Globo.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.