Programação da TV Autor

“La Primera Noche” revela diferenças da vida no campo e na cidade

“La Primera Noche” revela diferenças da vida no campo e na cidade

Indicação colombiana para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa La Primera Noche (2003) é o destaque da sessão Cine Ibermedia desta quarta (31), às 22h30, na TV Brasil. Premiado em diversos festivais, com mais de quinze conquistas, o drama acompanha os desafios enfrentados por um casal de camponeses.

Toño e Paulina precisam lidar com vários situações inesperadas após a expulsão de suas terras por causa de um conflito armado. Sem perspectivas e acostumados à rotina do campo, os jovens agricultores são forçados a encarar a dura realidade das ruas de uma cidade grande, desconhecida e implacável.

O longa-metragem conta uma história de amor, enquadrada no êxodo forçado do campo para a cidade, as aventuras de dois camponeses que fazem todo o possível para sobreviver. O sofrimento e a decepção são elementos importantes no relacionamento de Toño e Paulina.

Foto: Divulgação

O ponto culminante da trama leva a um fim aberto, um pouco distante da conclusão que o espectador esperaria, mas um término fiel aos personagens, que faz justiça ao que aconteceu e aponta para um destino imprevisível.

Reconhecido com 18 premiações, as principais conquistas do filme colombiano La Primera Noche” foram em festivais da América Latina. Dirigido pelo cineasta Luis Alberto Restrepo, o drama ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Ator (John Alex Toro) no Festival de Cartagena (Colômbia).

A produção foi reconhecida nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator (John Alex Toro) e Melhor Atriz (Carolina Lizarazo) no Festival de Buenos Aires (Argentina). A trama conseguiu o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Rosario (Argentina).

No Festival de Caracas (Venezuela), o longa obteve o Prêmio AFFCI de Melhor Filme. O Festival Cero Latitud (Equador) premiou La Primera Noche” na categoria Melhor atriz. Já o Festival de Toulouse (França) concedeu à obra o Prêmio Rail d’Oc.

Foto: Divulgação

Ficha técnica

País de origem: Colômbia. Ano: 2003. Gênero: drama. Direção: Luis Alberto Restrepo. Roteiro: Luis Alberto Restrepo e Alberto Quiroga. Elenco: Carolina Lizarazo, John Alex Toro, Hernán Méndez Alonso, Julián Román, Enrique Carriazo, Ana María Sánchez, Diego Vásquez, Andrea Castaño, Alfonso Ortiz, José Ortiz, Jennifer Steffens, Gustavo Rojas, Alberto Valdiri, Juan Carlos Arango, Jorge Herrera, Carlos Vergara, Manolo Cruz, Santiago Alarcón, Alex Betancourt. Duração: 94 min. Classificação Indicativa: 18 anos.

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.