Michael Dorn, o Worf de Star Trek, considera aposentadoria definitiva
Michael Dorn, o ator que interpretou o icônico personagem Worf em diversas séries e filmes de Star Trek, está considerando a aposentadoria da atuação. Aos 71 anos, Dorn, que participou de mais produções de Star Trek do que qualquer outro ator, já vivenciou diversos finais e despedidas em sua carreira.
Em entrevista recente à Star Trek Explorer, ele declarou que acredita ter concluído seu ciclo, mas acrescentou: “A única coisa que digo a todos é que nunca se deve dizer nunca em Star Trek. Simplesmente nunca se diz nunca.”
Questionado diretamente sobre a possibilidade de interpretar Worf novamente, Dorn respondeu: “Novamente, eu nunca diria nunca, eu nunca diria, ‘Oh, isso é tudo’ de jeito nenhum. Mas, muitas coisas têm que acontecer para Worf voltar. São vinte coisas se encaixando no lugar, e, nesse ramo, você simplesmente não tem mais esse tipo de sistema, onde existe um cara criativo que diz, ‘Você sabe o quê? Precisamos disso. Faça acontecer’, ou ‘Oh, não é uma má ideia. Deixe-me ouvir.’ É um mundo diferente, e eu não sei mais o que isso significa.”
“E eu realmente estou me aposentando lenta, mas seguramente”, acrescentou Dorn, embora tenha dito que ainda está aberto a ofertas. Ele disse que, em vez disso, “não estou mais na esteira”, observando que coisas como audições remotas “não valem a pena e a angústia”. Ele espera permanecer aberto a trabalhos que possam surgir, bem como trabalhos que ele possa escrever e desenvolver sozinho.
Dorn cuidadosamente evitou spoilers em suas respostas, mas as “complicações” que ele mencionou em interpretar Worf novamente também têm a ver com considerações dentro do universo de Star Trek. Dorn interpretou Worf pela primeira vez em Star Trek: A Nova Geração em 1987, seguido imediatamente por uma participação de quatro temporadas em Star Trek: Deep Space Nine. Ele também apareceu em quatro longas-metragens de Star Trek antes de reprisar seu papel mais recentemente em Star Trek: Picard, 3ª temporada.
Picard parece dar a Worf e seus companheiros de tripulação um final feliz. O final da série mostra-os jogando pôquer juntos – muito parecido com seu final original em 1994. Dorn disse à Explorer: “Quando fizemos o primeiro em A Nova Geração, aquele jogo de cartas, você sabia que estávamos nos despedindo desses caras nesse gênero. Fomos direto das filmagens do final de A Nova Geração para as filmagens do primeiro filme. Nós entendemos isso. Eu nunca pensei que isso seria um adeus. Eu não pensei assim, mas a questão era que eles simplesmente deixaram a câmera rodar. Estávamos fora do personagem muitas vezes e sendo nós mesmos. A única coisa que digo a todos é que você nunca diz nunca em Star Trek. Você simplesmente nunca diz nunca. É uma daquelas coisas em que estará por perto em algum momento.”
Embora não haja planos para Worf no futuro de Star Trek que saibamos, os fãs ficarão felizes em saber que Dorn está aberto a quaisquer projetos que possam surgir. Enquanto isso, todas as suas aparições anteriores na franquia estão disponíveis no Paramount+.