Programação da TV Bernardo Vieira

Momento Papo de Mãe – 27/12/2018: depressão na adolescência

Momento Papo de Mãe – 27/12/2018: depressão na adolescência

No Momento Papo de Mãe desta quinta-feira, dia 27 de dezembro, discute o tema depressão na adolescência.

A convidada Ketty Marussi conta que o filho Lucca, de 14 anos, começou a ter depressão aos 12. O garoto pediu para a mãe participar do programa porque acha importante falar sobra a questão para alertar outros pais. Ela fala sobre o tratamento do filho e o momento atual da vida do adolescente: “agora, depois de dois anos, ele já está muito bem.

Eu não vou dizer que está tudo resolvido, que a depressão é um assunto do passado, mas o que nós já passamos para o que temos agora, depois da medicação correta, da terapia correta, é como se fosse outra pessoa, outra realidade”. Para que outros pais fiquem atentos, Katty ainda alerta para os sinais do distúrbio: “você começa a ver o seu filho que não quer sair, quer ficar no quarto o tempo inteiro, ele não tem mais vontade de comer, e ir à escola se torna uma tarefa pesadíssima”.

O psiquiatra Tabajara Dias de Andrade fala sobre o papel da família diante do transtorno depressivo: “a gente têm sinais. O grande problema hoje não é não perceber o sinal. É dar ao sinal um outro significado. A criança não quer ir à escola, eles falam que é malandragem. Muitas vezes, a família passa a ser um problema a mais ou o maior problema do depressivo, porque não entende isso e, aí, essa não compreensão começa a ser um fator agravante”.

A apresentação é de Mariana Kotscho e Roberta Manreza.

O programa começa logo após a exibicão do Turma da Mônica, por volta das 11h45 e depois às 17h45 pelo horário de Brasília. A atração também pode ser vista no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.