Novo Universo DC: Liga da Justiça em xeque e novos heróis em ‘Comando de Criaturas’
A Liga da Justiça, com seus icônicos Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Caçador de Marte, Flash e Lanterna Verde, está passando por uma reformulação no novo Universo DC (DCU), sob a direção de James Gunn e Peter Safran. O lançamento da primeira fase, intitulada “Deuses e Monstros”, começa com a animação Comando de Criaturas no Max, antes do filme do Superman em 2025. Essa nova cronologia, porém, levanta a questão: quem são esses heróis para o público brasileiro?
Embora Comando de Criaturas inicie uma nova era canônica, alguns eventos do antigo Universo Estendido DC (DCEU) são mantidos. A morte de Rick Flag (Joel Kinnaman) em Esquadrão Suicida (dirigido por Gunn) e as consequências da exposição dos abusos de poder de Amanda Waller (Viola Davis), em Pacificador, são exemplos disso. Como explicado por Gunn na New York Comic Con: “Há referências [no DCU] a coisas que aconteceram no passado, e essas referências se tornam cânones no DCU porque as mencionamos.”
No entanto, a participação da Liga da Justiça no final de Pacificador, escrita e dirigida por Gunn, não será referenciada. Após a equipe de Peacemaker (John Cena) salvar o mundo dos Insetos (alienígenas parasitas), a Liga aparece tarde demais para ajudar, resultando em uma discussão entre Peacemaker e Aquaman (Jason Momoa) e Flash (Ezra Miller). Superman (dublê) e Mulher-Maravilha (dublê) também estavam presentes, mas Batman (Ben Affleck) e Ciborgue (Ray Fisher) não.
Em entrevista à Hollywood Reporter, Gunn definiu Esquadrão Suicida e a primeira temporada de Pacificador como “cânon leve” em relação a Comando de Criaturas e o novo DCU. “Pacificador é bastante direto, com exceção da aparição de certo grupo [a Liga da Justiça] no final. Eles ainda não existem”, disse Gunn. “Mas a regra é: se mencionarmos [algo do passado] em um dos novos programas [e filmes] do DCU, então aconteceu. É assim que estamos lidando com isso.”
Comando de Criaturas apresenta o pai de Flag, Rick Flag Sr. (dublado por Frank Grillo), que aparecerá em 2025, em live-action, em Superman e na segunda temporada de Pacificador. Outros lançamentos incluem Supergirl: Mulher do Amanhã e Lanterns. Ainda não está claro quais membros da futura Liga da Justiça estarão ativos na época de Comando de Criaturas, mas o filme Superman de Gunn apresentará o novo Superman (David Corenswet), além de outros heróis que já fizeram parte da Liga da Justiça nos quadrinhos, como o Sr. Terrific (Edi Gathegi), Caçadora (Isabela Merced), Lanterna Verde Guy Gardner (Nathan Fillion) e Metamorfo (Anthony Carrigan).
Outros super-heróis confirmados em “Deuses e Monstros” incluem: Kara Zor-El (Milly Alock) em Supergirl; Hal Jordan (Kyle Chandler) e John Stewart (Aaron Pierre) em Lanterns; e a dupla Batman e Robin em O Batman e o Garoto Maravilha (atores ainda não anunciados).
A DC Studios também está desenvolvendo um filme do Sgt. Rock, com Daniel Craig cotado para o papel principal, o filme animado A Dupla Dinâmica (sobre os Robin Dick Grayson e Jason Todd), e os filmes A Autoridade e Coisa do Pântano, além das séries live-action Waller, Booster Gold e Paraíso Perdido, ambientada na ilha amazônica de Themyscira. Segundo Gunn, os atores que dublam personagens animados estão programados para reprisar seus papéis se migrarem para o live-action. “Tudo é muito consistente em termos da política do mundo, de onde o mundo está e o que está acontecendo; quem são os metahumanos no poder, quem são os metahumanos que não estão no poder; quem são os agentes de poder, quem não são os agentes de poder”, disse Gunn à Hollywood Reporter. “Então, vemos um vislumbre disso aqui [em Comando de Criaturas], mas vemos mais em Superman e Pacificador.”
Ambientada após os eventos de Esquadrão Suicida e Pacificador, a nova série mostra Amanda Waller (dublada por Viola Davis) formando o Projeto M — “M” de monstro — após a Força-Tarefa X (também conhecida como Esquadrão Suicida) ser forçada a se dissolver pelo Congresso. Waller recruta Rick Flag Sr. (Grillo) para liderar uma nova força-tarefa de monstros encarcerados para missões perigosas demais para humanos: A Noiva (Indira Varma), Frankenstein (David Harbour), Nina Mazursky (Zoe Chao), Dr. Phosphorus (Alan Tudyk), e o Robo-Soldado e a Doninha (Sean Gunn).
Comando de Criaturas da DC Studios está disponível no Max.