One Piece: Ilha Elbaf e um Possível Salto Temporal Inesperado
A saga de One Piece finalmente levou Luffy e os Chapéus de Palha a Elbaf, ilha aguardada por mais de duas décadas desde que foi mencionada pela primeira vez no mangá original de Eiichiro Oda. A série pode estar se preparando para uma grande mudança em seu status quo com um salto temporal inesperado. Atualmente, o mangá está nos estágios iniciais do segundo arco da Saga Final, e é hora de grandes revelações enquanto Luffy e sua tripulação se aproximam do tesouro, o One Piece. Mas a jornada pode ser mais longa do que imaginam.
Elbaf foi apresentada como uma das ilhas-chave na história de One Piece por anos. Agora que o mangá começou a revelar mais sobre a ilha, alguns elementos peculiares se destacam. Além do clima perfeito para navegação, há um aviso sinistro sobre “tempo perdido”. Parece que One Piece vai pular alguns anos à frente quando Luffy e os outros finalmente deixarem a ilha.
No capítulo 1132, Luffy e os Chapéus de Palha se reúnem em Elbaf, e uma passagem de Louis Arnote (o aventureiro que deu nome a Little Garden) começa a ser revelada. Arnote adverte: “Aventureiros, não se arrependam do tempo perdido aqui… Não prolonguem sua estadia”. Esse aviso ominoso deixa muitas perguntas no ar.
A expressão “tempo perdido” é intrigante. A forma como é mencionada sugere algo além de um simples aviso sobre aproveitar demais a ilha. Parece sugerir que Elbaf opera em uma escala de tempo diferente do resto dos mares. Isso pode estar ligado ao clima e outras condições únicas da ilha.
O salto temporal em One Piece foi uma das maiores mudanças na história da série. Os primeiros designs dos Chapéus de Palha após esse salto ainda são os mais usados em materiais promocionais, jogos e outros produtos. Agora, parece que teremos outro salto rumo ao final da história. Diferentemente do primeiro salto, onde Luffy e os Chapéus de Palha passaram por mudanças significativas, provavelmente será o resto do mundo que mudará enquanto eles estiverem em Elbaf.
Assim como quando Luffy e sua tripulação estavam em Wano enquanto o resto dos mares passava por grandes mudanças após o Reverie, Elbaf oferece seu próprio tipo de isolamento. Não apenas se confirma que a ilha não presta muita atenção às notícias do mundo exterior (além de ouvir sobre a derrota de Big Mom em Wano), mas algo mais se destaca no aviso “não se arrependam do tempo perdido”. Pode ser que o tempo passe muito mais rápido em Elbaf do que no resto do mundo.
O clima peculiar já sugere um ambiente diferente do resto dos mares, e a localização atual dos Chapéus de Palha no topo da árvore gigante os isola ainda mais dos pontos de atracação vistos anteriormente em Elbaf. Parece que, em vez de Luffy e os Chapéus de Palha mudarem dessa vez, veremos o resto dos mares avançando em anos. Ainda não foi revelado qual a dilatação do tempo na ilha, mas esse aviso sinistro indica que os mares serão muito diferentes da última vez que os vimos.
Com a mensagem final do Dr. Vegapunk afirmando que os mares estão subindo a cada ano, o mundo será drasticamente diferente quando Luffy deixar Elbaf. Se o tempo se move de forma diferente na ilha, e Luffy descobrir que muitos anos se passaram enquanto estiveram lá, é possível que os outros Imperadores tenham feito grandes progressos em direção ao One Piece nesse tempo. Agora só resta descobrir o tamanho dessa dilatação temporal.