Programação da TV Bernardo Vieira

Poder em Foco – 16/09/2018: debate sobre segurança pública

Poder em Foco – 16/09/2018: debate sobre segurança pública

Poder em Foco deste domingo, 16 de setembro, propõe um debate sobre segurança pública.

Para falar sobre possíveis caminhos para diminuir os altos índices de violência no país, a jornalista recebe três especialistas no assunto: professor Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; desembargador Edison Brandão, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo; e o antropólogo Lenin Pires, professor do departamento de segurança pública da Universidade Federal Fluminense e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Os convidados falam sobre o Brasil ter a terceira maior população carcerária do mundo, ser o nono país mais violento e ter dados como o de ter tido 63.880 assassinatos em 2017.

Entre outros assuntos, eles abordam o Caso Marielle, que segue sem solução após seis meses. “Até o momento o Rio de Janeiro não foi capaz de dar resposta a isso, como não foi capaz de dar resposta a 90% dos homicídios”, diz Lenin. “Infelizmente o Rio tem sido palco de um processo de intervenção inédito. Temos três marcas que nos entristecem: caso Marielle, a morte de Marcos Vinicius e não podemos esquecer a tragédia do Museu Nacional. A segurança pública no RJ é uma grande lente do que está acontecendo no Brasil”, afirma Renato. “É o único lugar do mundo em que menores roubam banca de jornal com fuzil”, ressalta Edison sobre o Rio de Janeiro. “Nenhuma polícia do mundo enfrenta granadas. É uma situação de disparidade completa de armas”, completa o desembargador.

Tudo isso e muito mais você pode conferir a partir das 00h no SBT.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.