Programação da TV Bernardo Vieira

Profissão Repórter – 08/08/2017: extração do ouro divide povo indígena

Profissão Repórter – 08/08/2017: extração do ouro divide povo indígena

Profissão Repórter desta quarta-feira, 08 de agosto, mostra a divisão de um povo indígena sobre extração do outro.

A imagem de índios defendendo a natureza é algo que vive no consciente coletivo. Porém, a realidade encontrada em algumas regiões do Brasil pode apresentar vertentes para as quais não estamos acostumados a olhar. Nos arredores do rio Tapajós, no Pará, o ‘Profissão Repórter’ desta quarta-feira, dia 8, encontra os dois lados de uma atividade que gera riquezas e polêmicas: o garimpo de ouro.

Depois de um mês de negociações por telefone e uma viagem que levou dois dias, entre aviões, carro e barco, o repórter Erik Von Poser chega ao território indígena Munduruku, onde convivem, de forma nada pacífica, índios que vivem da exploração do minério, inclusive empregando não-índios, e aqueles que querem frear essa atividade, que é ilegal. Se a extração de ouro gera riqueza para as comunidades, ela também provoca muita poluição. “A parte de produção foi muito difícil, seja com aqueles que são a favor do garimpo ou com aqueles que são contra. Isso tudo é ilegal, ninguém está trabalhando legalmente. Então, é muito delicado, demandou muito convencimento e muita conversa com eles”, explica Von Poser, que ficou uma semana na região.

Já Estevan Muniz teve o desafio de circular por pequenas pistas de pouso da região e registrar as atividades dos garimpos clandestinos organizados por não-índios. “Achei que ia encontrar algumas centenas de garimpeiros, mas existe uma ‘sociedade’ que vive do garimpo, existem cercas de 200 mil pessoas que dependem direta ou indiretamente dessa atividade”, comenta Muniz.

A atividade derruba árvores e cria grandes buracos na floresta, além do perigo invisível da contaminação por mercúrio. Por isso, o Ibama tem feito uma série de fiscalizações, desativando os locais de exploração e destruindo máquinas pesadas. Isso está gerando reclamações dos garimpeiros, que dizem investir pesado em maquinário e pedem ao governo a regularização das minas.

Você pode conferir o programa logo após mais uma rodada do Campeonato Brasileiro.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.