Programa Bem Estar 01/02/2018 – Dores ao Caminhar

Publicidade

0
Foto: Divulgação

Andar curvado, arrastando os pés, lentamente pode indicar problemas como falhas na visão, articulações, ouvidos e até infecções. Alguns hábitos também podem prejudicar a coluna. Para falar sobre o assunto, o Bem Estar desta quinta-feira convidou o ortopedista Raphael Marcon e o radiologista da Santa Casa de São Paulo Marcelo Nico.

Todos nós nascemos com uma posição da bacia impossível de mudar e que pode afetar a estabilidade da coluna. O corpo faz compensações para caminharmos da melhor forma e com o menor gasto de energia possível. Entretanto, algumas compensações podem levar a dores e alterações sistema osteomuscular.

Os hábitos que mais prejudicam a coluna são esforços que exigem constantemente da estrutura, como carregar cargas pesadas com frequência ou manter-se por muitas horas em posições curvadas e com projeção da cabeça.

Na hora de caminhar, tente manter o corpo ereto, com ritmo, equilíbrio e sempre olhando para o horizonte. Fique atento se estiver andando curvado, arrastando os pés ou muito devagar. Alterações neurológicas como Parkinson ou AVC, além de alterações cardiológicas, também geram impacto importante na marcha.

Bem Estar

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo.

Compartilhar

Deixe um comentário