Programação da TV João Pedro

Programa Bem Estar 03/09/2018 – Contraste e Visão

Programa Bem Estar 03/09/2018 – Contraste e Visão

No Bem Estar desta segunda-feira, dia 03/09, a pesquisadora do Instituto do Sono Monica Levy Andersen explicou que a liberação de melatonina mudou com os novos hábitos. As casas ficaram mais iluminadas e ainda temos eletrônicos que contribuem para o atraso da liberação do hormônio.

A ginecologista e pesquisadora do sono Helena Hachul deu dicas para melhorar o seu sono. Antes de tomar um remédio, é importante tentar a higiene do sono:

  • Evite café
  • Apague as luzes da casa
  • Evite telas antes de dormir
  • Faça refeições leves à noite
  • Não leve eletrônicos para a cama
  • Não deixe relógio ao lado da cama

Caso nada dê certo, é preciso avaliar o que está dificultando o sono. Remédios só devem ser indicados por médicos.

Sono e temperatura

O calor atrapalha o sono porque o corpo precisa baixar a temperatura para conseguir dormir. A redução da temperatura corporal sinaliza o cérebro a induzir o sono. Essa redução é importante para a manutenção do sono. Quando ela cai, diminui também a liberação de cortisol, que é o hormônio do estresse.

Monitoramento

Os pais conseguem estimar o tempo que os filhos ficam conectados? O Bem Estar acompanhou duas famílias nesta monitoração e eles se surpreenderam com o resultado. Veja o vídeo abaixo.

Bem Estar

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo

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