Programa Bem Estar 23/04/2018 – Gripe

Publicidade

0
Foto: Divulgação

Vacina da gripe: Quem pode tomar? Posso ficar doente? O Bem Estar desta segunda-feira, dia 23/04, tirou suas duvidas.

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) em todo o país para pessoas com maior chance de reações graves à doença (veja abaixo). Em idosos, por exemplo, a gripe é uma condição potencialmente séria que pode levar à insuficiência respiratória. Diferentemente do resfriado, a condição deflagrada pelo influenza tem febre alta e sintomas bem mais intensos.

Nas gestantes, para quem a vacina também está disponível gratuitamente, a vacina também protege contra reações graves deflagradas pelo influenza.

Quem toma a vacina, está protegido contra os tipos de influenza mais comuns que estão circulando naquele território — e não contra qualquer forma de gripe ou condição respiratória. As linhagens e tipos de vírus são definidos anualmente pela Organização Mundial de Saúde; no hemisfério Sul, os micro-organismos que devem constar no imunizante são disponibilizados em setembro do ano anterior às campanhas.

Quem deve tomar a vacina?

Não há quase contraindicação para a vacina. Quem não tem alergia aos componentes do imunizante, pode se vacinar. Pessoas que fizeram transplante, pessoas com pressão alta, pessoas com diabetes e outras condições, devem e podem tomar o imunizante. Aqueles que passaram por cirurgia recente ou tomaram uma outra vacina, também podem se vacinar normalmente.

A infectologista e professora da Faculdade de Medicina da USP Marta Heloísa Lopes explicou que, exceto uma alergia específica ao imunizante, ele pode ser administrado para todas as pessoas em todas as idades.

Quem não pode tomar a vacina?

Como dito anteriormente, pessoas com alergia grave à vacina devem evitar o imunizante. Um fato importante é que, atualmente, a vacina da gripe não é mais contraindicada para quem tem alergia a ovo.

Bem Estar

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo

Compartilhar

Deixe um comentário