Programação da TV João Pedro

Programa Bem Estar 25/05/2018 – Falta de Combustível

Programa Bem Estar 25/05/2018 – Falta de Combustível

Bem Estar desta sexta-feira, dia 25/05, mostrou como está a situação do país com a paralização dos caminhoneiros. Falta de combustível limita circulação de ambulâncias e cancela cirurgia em alguns estados; preocupação é nacional, dizem entidades.

paralisação de caminhoneiros chega ao 5º dia e já começa a abalar todos os setores que dependem do transporte de insumos – inclusive o de saúde. De acordo com entidades nacionais do setor procuradas pelo G1, o efeito da greve está começando a ser sentido no abastecimento de medicamentos e no cancelamento de cirurgias não emergenciais. Também há crises localizadas em alguns estados (confira abaixo).

A preocupação mais urgente é com a circulação de ambulâncias: em Minas Gerais e no interior de São Paulo, parte da frota já deixou de circular.

Em Santa Catarina, a secretaria de Saúde anunciou o cancelamento de todas as cirurgias eletivas (não emergenciais) em treze hospitais da rede estadual por falta de material cirúrgico. Já em Santos (SP), houve cancelamento de vacinas por falta de reposição; em Pernambuco, os estoques de oxigênio estão pela metade.

Abaixo, um resumo da situação em algumas regiões:

  • Alguns hospitais de Minas Gerais, Pará e interior de São Paulo funcionam com parte da frota de ambulâncias;
  • Há cancelamento de cirurgias não emergenciais em Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), São José dos Pinhais (PR), e Juiz de Fora (MG);
  • Falta oxigênio em Petrolina (PE), Porto Alegre (RS) e Juazeiro (BA);
  • Equipamentos em laboratório que funcionam a diesel não possuem reservas a longo prazo, informa entidade;
  • Faltam alimentos em hospitais de Porto Alegre (RS);
  • Santa Casa de Sorocaba (SP) cancelou exames;
  • Santos (SP) cancelou vacinação.

Ambulâncias

Afora algumas situações já instauradas, há a preocupação com o atendimento de ambulância, com a presença de funcionários nos hospitais e com o abastecimento de caldeiras em laboratórios, que funcionam a diesel e não possuem reservas para longos períodos.

O consenso é que, por enquanto, não há consequências tão graves, mas a situação precisa ser normalizada nos próximos dias: há reservas de oxigênio pela metade (PE) e o risco de falta de insumos de hemodiálise (RJ).

Bem Estar

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.