Programação da TV João Pedro

Programa Bem Estar 25/07/2018 – Efeito Sanfona

Programa Bem Estar 25/07/2018 – Efeito Sanfona

No Bem Estar desta quarta-feira, dia 25/07, O endocrinologista Bruno Halpern e o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni explicaram como podemos evitar o efeito sanfona e mostraram como a mudança do estilo de alimentação é importante.

O efeito sanfona é quando a pessoa emagrece, mas depois de um período, que pode ser longo ou curto, volta a ganhar ou ultrapassar o peso que tinha. Manter o peso é um contínuo esforço, lembra o endocrinologista. Quem encara assim tem chance de obter sucesso.

E o que ele pode causar? O efeito sanfona pode provocar diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alteração do metabolismo.

Existem tipos de efeito sanfona

  • O clássico – é o mais comum. A pessoa já fez vários tratamentos para emagrecer ao longo da vida, consegue perder peso rápido, mas recupera tudo lentamente.
  • O compulsivo – é a pessoa que tem o efeito sanfona mais fácil de ser identificado. São pessoas que fazem dietas muito restritivas, não sustentam o tratamento e desistem. Então começam a comer compulsivamente e ganham o peso perdido num piscar de olhos.
  • Da manutenção – é aquela pessoa que perde e ganha pouco peso. Não é um efeito sanfona “do mal”, e sim consequência de uma manutenção de peso bem-sucedida.

O que ajuda a manter o peso?

  • Ficar atento ao peso
  • Se pesar pelo menos uma vez por semana
  • Depois que atingir os quilos desejados, estipular um valor limite que vai funcionar como um alerta para você voltar à dieta
  • Entender que a flutuação pequena de peso é comum e não significa falha

Bem Estar

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.