Programação da TV João Pedro

Programa Bem Estar 25/09/2018 – Novas Formas de Fumar

Programa Bem Estar 25/09/2018 – Novas Formas de Fumar

Bem Estar desta terça-feira, dia 25/09, falou sobre os vaporizadores e se realmente eles ajudam a  parar de fumar.

Ele é discreto e cabe no bolso. Como não produz cinza e a fumaça não tem aquele cheiro que fica impregnado na roupa e no cabelo, dá a impressão de ser “menos pior que o cigarro”. Mas será que isso é verdade? Só no último ano, segundo a agência de saúde britânica, a engenhoca ajudou 20 mil pessoas a largarem o cigarro. Seria uma espécie de política de redução de danos.

Apesar de o vapor do cigarro eletrônico ter menos substâncias tóxicas que a fumaça do cigarro comum, esse vapor contém compostos químicos cancerígenos, partículas finas que inflamam os pulmões, nicotina, metais pesados e aromatizantes, que também levam a doenças pulmonares.

Cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, concluíram que o vapor dos cigarros eletrônicos desativa as células protetoras do pulmão, que servem para combater bactérias, e ainda provoca inflamação. Os pesquisadores alertam, ainda, para o risco do consumo entre jovens e o perigo de uma futura epidemia que poderia ser evitada.

Prevendo essa possibilidade, a agência americana que regula remédios e alimentos deu um prazo aos fabricantes: em dois meses eles precisam apresentar medidas para evitar que menores comprem esses produtos.

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.