Programação da TV João Pedro

Programa Bem Estar 31/10/2018 – Prematuros

Programa Bem Estar 31/10/2018 –  Prematuros

Bem Estar desta quarta-feira, dia 31/10, convidou a pediatra Ana Escobar e neonatologista Marcelo Ayoub para falar sobre o desafio dos bebês prematuros no país.

As causas da prematuridade podem estar relacionadas à condição da mãe, como pré-eclâmpsia, infecções, partos prematuros anteriores, gravidez na adolescência ou após os 35 anos; à saúde da criança, como malformações; mas também à fatores externos, como cesáreas desnecessárias e uso indevido de drogas na gravidez.

Bebês prematuros precisam de UTI, mas também do leite materno e do contato com a pele da mãe. Na UTI, recebem aquecimento e auxílio de equipamentos. O alimento deve ser o leite materno (funciona como medicação porque ele tem anticorpos que vão ajudar o bebê prematuro a se defender).

O método canguru (em que o bebê é colocado em contato pele a pele com a mãe) ajuda o prematuro a lembrar de respirar, auxilia no controle da temperatura e fortalece o sistema imune.

A prematuridade é um fator de risco para alguns tipos de infecções respiratórias. A vacinação desses bebês é diferente e eles também podem precisar de medicamentos para a prevenção.

Bem Estar

Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.

O programa vai ao ar às 10h09, na Rede Globo

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.