Receitas do Programa Dia Dia 07/12/2017

Publicidade

0
Foto: Divulgação

Bom dia, leitores do N10 Entretenimento. No programa Dia Dia desta quinta-feira, dia 07/12/2017, o chefe Daniel Bork preparou três receitas deliciosas para nos deixar de boca aberta. Coalhada Seca, Rosca Natalina e uma  Panqueca de Ricota com Espinafre.

Vamos ao passo a passo? Confira:

Coalhada Seca

Coalhada Seca

Ingredientes

1 litro de leite integral pasteurizado (de saquinho)
1 pote de iogurte natural
Sal a gosto
Pano de algodão (novo e limpo)

Modo de Preparo

Coloque o leite em uma panela, acenda o fogo e espere o leite levantar fervura. Assim que o leite levantar fervura, desligue a panela, coloque esta panela em um local tranquilo por no mínimo 8 a 10 horas ou de um dia para o outro.
Após este tempo verifique se o leite está em uma temperatura agradável ao toque, se não estiver, aguarde mais um tempo, se você tiver um termômetro culinário, a temperatura adequada é entre 45º / 47ºC. Após acertar a temperatura, coloque o iogurte, misture rapidamente com um fouet, tampe a panela ou cubra com um pano de prato e deixe descansado de um dia para o outro.

Depois de descansar sua coalhada estará firme, você deve colocar esta coalhada em um pano de prato limpo em forma de trouxinha para firmar sobre uma peneira para dessorar de um dia para o outro. Depois pegue esta massa que se formou dentro do pano de prato, e tempere a gosto. Após tempera-la pode reserva-la na geladeira e está pronta para o consumo.

Tempo de preparo: 3 D

Panqueca de Ricota com Espinafre

Panqueca de Ricota com Espinafre

Ingredientes

Para a Massa:

1½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres(sopa) de azeite
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
Manteiga para untar

Para o Recheio

500 gramas de ricota fresca esfarelada
1 maço de espinafre congelado picado
1 dente de alho amassado
¼ xícara (chá) de uvas-passas brancas
¼ xícara (chá) de rum
¼ xícara (chá) de nozes
Azeite a gosto
Sal a gosto

Para o Molho Branco:

1 litro de leite
5 colheres(sopa) de farinha de trigo
3 colheres(sopa) de manteiga
Noz-moscada ralada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Para finalizar:

¼ xícara (chá) de nozes picadas
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Folhas de salsa fresca a gosto

Modo de Preparo
Para a Massa:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe esta massa descansando no copo do liquidificador ou em uma jarra dentro da geladeira por aproximadamente 20 ou 30 minutos, apenas para sair as bolinhas de ar que ficam dentro da massa quando terminamos de bater.

Para o Recheio:

Coloque as uvas-passas em um recipiente e deixe marinando com rum por 30 minutos. Depois escorra o rum.

Misture todos os ingredientes em um recipiente até formar uma massa homogênea.

Para o Molho Branco:

Refogue a manteiga em uma panela e coloque o trigo, com a ajuda de um fouet vá colocando aos poucos o leite, mexendo bastante e rapidamente para que não faça grumos. Depois que colocar todo o leite, deixe ferver por cerca de 5 minutos mexendo sempre, desligue o fogo, acerte os temperos (sal, noz-moscada, pimenta-do-reino) tudo a gosto e reserve.

Para a Montagem:

Coloque a massa da geladeira na frigideira quente e untada, vire dos dois lados e vá fazendo uma pilha de panquecas até acabar a massa, depois adicione o recheio e enrole todas as panquecas. Em um refratário coloque um pouco de molho branco por baixo, depois as panquecas e regue as com mais molho branco, polvilhe queijo ralado por cima e leve para o forno para aquecer as panquecas e gratinar levemente o queijo. Retire do forno e polvilhe salsa e nozes antes de servir.

Tempo de preparo: 1H30M

Compartilhar

Deixe um comentário