Notícias da TV Romario

Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, completaria 86 anos neste sábado (21)

Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, nasceu na Cidade do México, no dia 21 de fevereiro de 1929. Bolaños foi um ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho (Chaves) e El Chapulín Colorado (Chapolin), e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados de todos os tempos.

No Brasil, Bolaños ganhou fama através da exibição de Chaves e Chapolin pelo SBT, que ainda exibe as duas séries. A primeira transmissão de Chaves pelo SBT foi no ano de 1984. A série do menino do barril ganhou os brasileiros e rendeu bons índices de audiência para o canal de Silvio Santos. Em 2005, circulou na imprensa brasileira a informação de que a Rede Globo teria feito uma oferta à rede mexicana Televisa para comprar os direitos de exibição de Chaves, seriado que vai ao ar no SBT há mais 30 anos. A intenção da Globo não seria exibir o programa, mas torná-lo mais caro ao SBT. No final, Silvio Santos saiu vitorioso e renovou os direitos de exibição junto à Televisa, já que a Globo não tinha a intenção de exibir o seriado, mas sim, impedir que o SBT o exibisse, já que Chaves incomodava a audiência global.

Bolaños faleceu em Cancún, onde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local) de 28 de novembro de 2014, devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México, que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa, emissora onde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida. No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte foi velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México. No dia 1 de dezembro, o corpo de Roberto Gómez Bolaños foi enterrado no Panteón Francés, na Cidade do México.

Celebração no Brasil

No dia 21 de fevereiro, acontecerá em São Paulo o “Chespirito Day”, onde o ator e criador dos seriados mexicanos terá sua vida e obra celebradas com brincadeiras, jogos infantis e exibição de episódios clássicos. Além disso, serão realizados um concurso de fantasias e um quiz do “Chaves”, ambos valendo prêmios. O “Chespirito Day” será realizado na Rua Fiação da Saúde, 260, na Vila da Saúde, em São Paulo, a partir das 12h. O evento é gratuito. Aos fãs que participarem, pede-se que seja levado um quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo, os quais serão doados para instituições beneficentes.

O evento “Chespirito Day” é uma realização do Sigam-me os Bons, organização sem fins lucrativos criada em 2013 para realizar iniciativas sociais que beneficiem as pessoas, unido os fãs de “Chaves” e “Chapolin”. A entidade foi criada pelo FórumChaves e pelo Fã-Clube Chespirito Brasil, as maiores comunidades de fãs das séries de Chespirito no Brasil, reunindo mais de 300 mil pessoas.

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.