Programação da TV Bernardo Vieira

Roda Viva – 23/07/2018: Geraldo Alckmin

Roda Viva – 23/07/2018: Geraldo Alckmin

No Roda Viva desta segunda-feira, dia 16 de julho, tem a entrevista com o pré-candidato à presidência da república, Geraldo Alckmin, pelo PSDB.

Nascido em 1952, Geraldo Alckmin começou sua carreira política na década de 70 pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Foi o vereador mais votado de sua cidade natal, Pindamonhangaba. Subiu de cargo, tornando-se presidente da Câmara e logo em seguida foi eleito prefeito da cidade. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), pelo qual atua até hoje. Foi vice-governador de Mário Covas até 2001, quando tomou posse do Governo, após o afastamento de Covas por motivos de saúde.

Em 2006, concorreu com Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, mas foi derrotado pelo petista. Nas eleições para prefeito de São Paulo, em 2008, Alckmin liderava a pesquisa de intenção de votos, segundo o Datafolha, com 30%. Porém, foi ultrapassado por Gilberto Kassab. Já em 2010, concorreu para o Governo do Estado de São Paulo e foi eleito no primeiro turno, com 50,63% dos votos. Nas eleições de 2014, conseguiu vencer o então concorrente, Paulo Skaf. Geraldo Alckmin reelegeu-se com 57,3%, o equivalente a 12 milhões de pessoas. 

Na bancada de entrevistadores estão José Alberto Bombig, editor-executivo do jornal O Estado de S. Paulo; Ana Clara Costa, editora de Brasil da revista Veja; Thais Bilenky, repórter de política do jornal Folha de S.Paulo; Silvia Amorim, repórter de política do jornal O Globo; e Ricardo Sennes, economista e cientista político.  

Geraldo Alckmin é o nono entrevistado do Roda Viva na série de pré-candidatos à Presidência da República. Já passaram pelo programa Marina Silva, Guilherme Boulos, João Amoêdo, Ciro Gomes, Alvaro Dias, Henrique Meirelles, Manuela D’Ávila e Guilherme Afif.

Em pauta, suas propostas para continuar no cargo. A apresentação é de Ricardo Lessa e charges do cartunista Paulo Caruso.

O programa começa logo após o “Jornal da Cultura“, por volta das 22h15 pelo horário de Brasília. A atração também pode ser vista no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.