Tim Burton e Johnny Depp: Nova colaboração está a caminho?
A dupla icônica formada por Tim Burton e Johnny Depp, responsável por sucessos como Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver, Sweeney Todd, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas, pode estar prestes a se reunir novamente. Após mais de uma década desde seu último trabalho conjunto, Sombras da Noite (2012), a possibilidade de uma nova parceria foi confirmada pelo próprio Burton.
Em entrevista à IndieWire, Burton deixou claro que uma nova colaboração com Depp é bastante provável. Embora não haja detalhes sobre o tipo de projeto, a notícia animou os fãs que acompanham a trajetória dos dois. “Bem, tenho certeza de que haverá”, disse Burton quando questionado sobre a possibilidade de trabalhar novamente com Depp. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que ele aborda o assunto; em 2022, já havia se manifestado sobre o tema, durante o período em que Depp enfrentava uma batalha judicial com sua ex-esposa, Amber Heard.
Durante a entrevista no Festival Internacional de Cinema de Marrakech, Burton esclareceu que seu processo criativo não inclui a pré-seleção de atores antes do início de um filme. Para ele, o mais importante é encontrar a pessoa certa para cada projeto. “Eu nunca penso: ‘Ah, vou usar este e aquele ator’, explicou ele. ‘Geralmente tem que ser baseado no projeto em que estou trabalhando. É disso que se trata o cinema. É colaboração e troca de ideias com as pessoas ao seu redor.'”
A possibilidade de uma nova parceria com Depp alimentou especulações sobre sequências de filmes anteriores, como Edward Mãos de Tesoura, um dos mais amados trabalhos de Burton. No entanto, o diretor descartou essa ideia. “Há certos filmes para os quais eu não quero fazer uma sequência”, disse ele. “Eu não queria fazer uma sequência de Edward Mãos de Tesoura porque parecia uma coisa única. Eu não queria fazer uma sequência de O Estranho Mundo de Jack porque também parecia uma coisa única. Certas coisas são melhores deixadas por si mesmas, e essa, para mim, é uma delas.”
Johnny Depp, após enfrentar desafios profissionais decorrentes de sua longa batalha judicial, participou de projetos como Minamata e Jeanne du Barry, mas com resultados comerciais não tão expressivos. Uma nova parceria com Burton poderia ser um impulso importante para a retomada de sua trajetória de sucesso. A maioria das colaborações anteriores da dupla foi um grande sucesso de público. O recente sucesso de bilheteria de Os Fantasmas se Divertem 2, que se tornou a maior bilheteria de Burton em mais de uma década, pode ser um indicador positivo para esta nova parceria.
Atualmente, Burton está se preparando para dirigir um remake de Ataque da Mulher de 50 Pés, com roteiro de Gillian Flynn. Mas seus planos futuros incluem Depp? Teremos que esperar para ver.