Programação da TV Bernardo Vieira

Trilha de Letras – 04/02/2019: Eliana Alves Cruz

Trilha de Letras – 04/02/2019: Eliana Alves Cruz

O Trilha de Letras desta segunda-feira, 04 de fevereiro, Rapahel Montes entrevista a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz.

Para comentar esse tema, o apresentador Raphael Montes recebe a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz. Ela mostra sua nova publicação “Crime no Cais do Valongo”, livro remete ao local de porta de entrada de milhares de escravizados no Rio de Janeiro.

O processo de redação desse romance histórico-policial exigiu de Eliana uma ampla pesquisa em jornais da época. “A Gazeta do Rio de Janeiro”, primeiro jornal impresso em solo brasileiro, foi essencial para construir o cenário e o enredo da obra. “A Gazeta era um jornal chapa-branca, mas mesmo assim tinha toda a vida da cidade na época na seção de avisos”, explica.

A autora afirma que não poderia ter elaborado o livro sem fazer uma pesquisa sobre a época em que milhares de escravos entraram no Brasil pelo Cais do Valongo. “Não sou historiadora nem acadêmica. Mas não poderia mergulhar nesse universo sem construir um mínimo de pesquisa, que é essencial para montar todo o cenário”, analisa a convidada.

Segundo a escritora, o livro destaca o “universo mágico” e a “potência” das nações africanas, no início do século XIX. “As pessoas têm que sobreviver e para isso elas têm que se reinventar, em outro cenário e com outra roupagem”, diz Eliana.

Durante o bate-papo com Raphael Montes, a jornalista ainda compara a trama ficcional com a realidade que urge fora das páginas dos livros. “Na ficção e no romance, o leitor tem que esquecer um pouco de si e mergulhar naquele universo”, sugere.

Tudo isso e muito mais você pode conferir logo após o Sem Censura, a partir das 18h30 na TV Brasil.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.