Programação da TV Bernardo Vieira

Trilha de Letras – 11/12/2018: Thalita Rebouças

Trilha de Letras – 11/12/2018: Thalita Rebouças

O Trilha de Letras desta terça-feira, 11 de dezembro, Rapahel Montes entrevista a escritora Thalita Rebouças, que fala sobre o sucesso literário.

Com a energia contagiante que a caracteriza, Thalita reflete sobre o perfil dos autores hoje em dia. “Eu nunca fui exatamente o que se espera de uma escritora”, conta a convidada. “Sempre desconstruí a imagem do escritor”, lembra a jornalista que não julga ser uma celebridade, apesar de suas séries de livros serem um fenômeno de venda.

“Eu não me considero uma escritora-celebridade, mas é claro que fiquei conhecida por conta dos meus livros”, declara a autora logo no início da conversa gravada para a emissora pública em sua casa onde tem uma biblioteca com seus livros e de outros escritores.

Thalita Rebouças recorda que sentiu a ‘virada na carreira’ com “Fala sério, Mãe!” (2004), sua terceira publicação e segunda obra voltada ao público adolescente. A repercussão foi tamanha que ela fez uma série de livros sobre o tema. A convidada também aborda a adaptação de suas obras para a televisão e o cinema. Ela menciona outros títulos que ganharam as telonas: “Uma Fada Veio Me Visitar” (2007) e “Tudo Por Um Pop Star” (2003).

A escritora ainda destaca como o público de uma obra pode ser diferente daquele previsto inicialmente. “Meu primeiro livro foi ‘Traição entre amigas’ (2000) que era para jovens adultos, mas quem gostou dele foi a galera de 12 a 15 anos. Eles se apaixonaram. Essa turma se reconheceu minhas páginas. Então decidir escrever para eles”, diz Thalita que comenta a expectativa sobre a recepção dos leitores quando vai lançar uma nova obra.

A qualidade do texto literário, o número de exemplares vendidos e a autenticidade do autor são fatores que determinam a repercussão de uma obra. Para Thalita Rebouças, o carisma dos escritores também faz diferença.

“Hoje, com o sucesso da literatura infantojuvenil, com tantos jovens escrevendo para jovens, o panorama do mercado literário está mudando. Cada vez mais os autores estão dando a cara a tapa”, avalia a jornalista.

Tudo isso e muito mais você pode conferir logo após o Fique Ligado, a partir das 21h15 na TV Brasil.

Sobre o autor | Website

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Deixe um comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.