A TV Manchete foi uma emissora de televisão brasileira que entrou no ar em 1983 e permaneceu por 16 anos no mercado, sendo responsável por produzir algumas das novelas mais famosas do país. Neste artigo, o Todo Canal apresentará cinco curiosidades sobre ela que certamente irão surpreendê-lo. Acompanhe!
Fundação
A Manchete foi fundada em 1983 pelo empresário Adolpho Bloch, dono da Bloch Editores. A empresa foi uma das maiores do ramo editorial no Brasil e publicava revistas como Manchete, Fatos e Fotos e Pais e Filhos. A revista Manchete foi a principal publicação da editora e, por isso, foi escolhida como nome da emissora.
Programas de sucesso
O canal produziu algumas das novelas mais famosas da televisão brasileira, como “Xica da Silva”, “Dona Beija”, “Tocaia Grande” e “Pantanal”. Esta última, exibida em 1990, bateu recordes de audiência e chegou a ultrapassar a Globo em alguns momentos. Além disso, foi pioneira ao transmitir ao vivo os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro direto do recém-inaugurado sambódromo.
Fiascos
Mas nem tudo foram flores. A emissora produziu algumas novelas que não fizeram sucesso, como “Amazônia” e “Brida”. Amazônia tentou repetir a fórmula de Pantanal, mas quase levou a emissora à falência. Baseada na obra de Paulo Coelho, Brida foi repentinamente tirada do ar no capítulo 54. No final daquele capítulo, um narrador contou o final da trama e… “the end”. Pouquíssimo tempo depois, a própria Manchete sairia definitivamente do ar.
+ 29 anos do Castelo Rá-Tim-Bum: 5 curiosidades do programa icônico na Cultura
Apresentadores famosos
A Manchete também foi responsável por lançar a carreira de alguns apresentadores famosos. Em 1986, a modelo Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa, estreou no programa “Clube da Criança”. Mais tarde, Xuxa iria para a Rede Globo, onde estreou o “Xou da Xuxa”, e foi substituída por Angélica. Além disso, o programa Acredite se Quiser, apresentado pelo ator Jack Palance, chegou a ameaçar a liderança do humorístico Viva o Gordo da Rede Globo.
Desenhos animados japoneses
A empresa também foi responsável por transmitir diversas séries e desenhos animados japoneses. O desenho de maior sucesso foi “Cavaleiros do Zodíaco”, que se transformou numa verdadeira febre entre a garotada na época da sua exibição.