Gonçalo Roque, eterno assistente de Silvio Santos na montagem dos auditórios do SBT, está internado na UTI por conta de um tumor na cabeça. Aos 87 anos, ele está no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo há cerca de quatro semanas.
Janilda Nogueira, de 59 anos, esposa de Roque, confirmou a internação nesta quinta-feira (24) e comentou o atual estado de saúde do marido. Roque, que já havia sido internado em abril de 2024 devido a um pequeno sangramento no crânio, foi diagnosticado com meningioma, um tumor geralmente benigno que afeta as meninges do sistema nervoso central.
De acordo com Janilda, o estado de Gonçalo Roque já apresentava sinais de debilidade antes de sua internação. Ele estava desnutrido e enfrentando sérios problemas de deglutição, o que o impedia de se alimentar corretamente. “O pior já passou, graças a Deus. Ele está estável agora. Mas foi muito debilitado para o hospital, desnutrido, não estava querendo comer“, relatou ela, que também comentou que seu marido chegou a ficar sem falar e sem abrir os olhos.
Ao observar o quadro de saúde do marido, Janilda decidiu levá-lo ao hospital, onde ele foi admitido diretamente na UTI. Segundo ela, Roque perdeu muito peso nos últimos meses e agora está com cerca de 63 quilos, enquanto costumava pesar 90. “Ele está bem magrinho. Agora está na UTI, com a GTT (sonda de gastrostomia), e ainda não há previsão de alta, mas ele fez exames e estão melhorando“, explicou a esposa.
Morte de Silvio Santos abalou Roque
Janilda acredita que a saúde de Gonçalo Roque piorou consideravelmente após sua saída do SBT, ocorrida há cerca de um ano. Segundo ela, Roque entrou em depressão após o afastamento de suas funções na emissora, onde trabalhou por décadas e mantinha uma rotina diária. “Depois que ele ficou afastado do SBT, ele ficou mais debilitado, entrou em depressão. Lá era a casa dele“, lamentou Janilda.
Por fim, o impacto emocional da morte de Silvio Santos também foi um fator significativo no declínio de sua saúde, conforme explicou Janilda. A longa carreira de Roque, que se estendeu por 70 anos, e sua ligação próxima com Silvio tornaram a situação ainda mais difícil. “A situação piorou depois da morte do Silvio, deu um baque nele”, completou.